Geral

Alunos da rede pública vencem concurso de redação e ganham bolsa em universidade

Jovens foram os três primeiros colocados no ´6º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (20), Dia do Poeta, inspirados nas obras do poeta Manoel de Barros, os estudantes Kauã Silva dos Santos, Clara Scatena da Silva e Ellen Luise dos Santos Neres, da rede pública de ensino, deram o primeiro passo para a tão sonhada graduação. Os jovens foram os três primeiros colocados no ´6º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´, promovido pela Fundação Manoel de Barros e, conquistaram bolsas de estudos na Uniderp. O Concurso contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Uniderp e da Companhia das Letras.

Contente com a conquista do primeiro lugar, o estudante Kauã Silva, de 17 anos, da Escola Cívico Militar Professor Alberto Elpidio Ferreira Dias, pretende cursar Psicologia e sonha em ser escritor: “Estou muito feliz, não existem palavras para dizer o que eu sinto agora”. O diretor da Escola vencedora, Francisco Carlos da Silva Rojas, complementou destacando a importância do Concurso: “Para nós é um fator extremamente motivador e nós agradecemos a Fundação Manoel de Barros por esse projeto maravilhoso. Vamos continuar participando e vamos levar para toda comunidade essa vitória”.

A segunda colocada, Clara Scatena, de 17 anos, da Escola Estadual São José, conta que ao produzir a redação do Concurso teve como referência o conteúdo que estudou na terceira série quando realizou um trabalho sobre Manoel de Barros. “Lembro que na época escrevemos poesias, então eu sempre estive voltada para a área da Cultura, gosto muito de desenhar, sempre gostei de ler poesias. Estou muito feliz, é uma experiência muito empolgante. É gratificante estar aqui e representar a minha Escola”, concluiu a jovem, que pretende fazer uma graduação relacionada a área das Artes ou da Saúde.

Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar vão receber bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o primeiro colocado, 70% para o segundo e 50% para o terceiro. Conforme o regulamento do Concurso, os jovens poderão escolher entre diversas opções de curso, entre as graduações estão: Direito, Biomedicina, Engenharia Civil, Agronomia, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação, Educação Física, entre outros.

(Foto: Divulgação)

“O Concurso de Redação tem transformado a vida dos nossos jovens por meio do Ensino Superior. A vencedora da primeira edição, por exemplo, a Ennesli Granjeiro, hoje é formada em Direito. Douglas Fernandes, que conquistou o terceiro lugar na segunda edição, hoje é arquiteto e atua no mercado de trabalho. Então, realmente, o Concurso é uma grande oportunidade para os estudantes darem o primeiro passo para a tão sonhada graduação”, ressaltou Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.

Obras e linguagem de Manoel de Barros inspiraram os estudantes

Para participar do Concurso, os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, foram convidados para compor redações diante do tema “Caminhos para atingir a sustentabilidade em relação à crise ambiental”, inspirados nas obras e linguagem do poeta Manoel de Barros. O Concurso buscou incentivar o conhecimento acerca da obra do poeta, estimular o interesse à prática da escrita (com intuito de desenvolver habilidades de redigir) e promover o interesse pela leitura.

A iniciativa foi voltada para alunos matriculados em escolas públicas de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos. Ao todo, mais de 3.500 estudantes participaram do Concurso. A prova foi realizada durante o mês de agosto nas escolas participantes e, no mês seguinte, em setembro, a Comissão Organizadora da Fundação Manoel de Barros corrigiu as redações e selecionou as 40 melhores. Depois, a Comissão Julgadora (formada por professores graduados em Letras e representantes da Secretaria de Estado de Educação), selecionou entre as 40 redações, as 10 melhores e entre estas 10, os três primeiros colocados. A premiação contou com a participação dos 40 alunos autores selecionados.

FMB também realizou Programa para empoderar jovens para o mercado de trabalho e para a vida!

(Foto: Divulgação)

Além do Concurso de Redação, a Fundação Manoel de Barros também realizou neste ano, para jovens campo-grandenses, o Programa ´Jovem em Ação´, que desenvolveu o projeto ´Quanto mais me conheço, mais realizo´. O Programa buscou desenvolver nos jovens habilidades e competências, além de despertar neles um olhar crítico e responsável pelas questões sociais e de Direitos Humanos. Durante seis meses, duas vezes por semana, os 35 participantes tiveram acesso a conteúdos relacionados a Direitos Humanos, Gestão Financeira, Marketing Pessoal, Empreendedorismo e Novas Tecnologias. A iniciativa contou com o incentivo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e o encerramento desta edição do Programa também aconteceu nesta quinta-feira (20).

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelo telefone (67) 3384-8042 ou pelas redes sociais; Facebook e Instagram.
 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116