Alerta de tempo seco e baixa relativa do ar estão previstos para o Estado
Para os próximos dias, estão previstos pancadas de chuvas em algumas regiões isoladas


(Foto: Divulgação)
Mato Grosso do Sul está em alerta para o tempo seco a partir deste domingo (10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar fica entre 20 a 30% em grande parte da região Centro-Oeste do país. A meteorologia explica que uma massa continental de ar seco está bloqueando a chegada dos sistemas de chuva vindos do Norte, Sul ou litoral.
Além de MS, também estão em alerta os estado do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, oeste da Bahia e de Minas Gerais, sul do Pará e leste de Rondônia. Em Campo Grande, a última vez que choveu foi no dia 17 de junho.
Embora a umidade relativa do ar não esteja extremamente baixa no momento, o Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
“O inverno começou há menos de um mês e vai até setembro, com essa massa de ar seco dominando a maior parte do tempo. A gente vai ver cada vez mais o agravamento da umidade, que, em agosto, deve começar a registrar índices abaixo de 10%, o que já é considerado uma situação de emergência”, disse Cleber Souza, meteorologista do Inmet.
O tempo seco e a pouquíssima presença de nuvens nessa época do ano fazem com que os dias sejam mais quentes e as noites mais frias, especialmente na região centro-sul do país.
Sem chuva, mas com frio - Ao todo, são 66 cidades em alerta por conta do tempo seco e da baixa umidade relativa do ar no Estado. Apesar disso, os sul-mato-grossenses podem ir se preparando para mais uma frente fria que promete derrubar os termômetros por alguns dias. A expectativa da meteorologia é que a partir da segunda quinzena deste mês de julho a massa de ar polar comece a atingir o Sul do País e deve chegar também ao Estado por volta do dia 18.
Sobre a chuva, a previsão aponta que a partir da terça-feira (12) as instabilidades voltam a atuar em grande parte de Mato Grosso do Sul. A expectativa, de acordo com o site de meteorologia Climatempo.com, é de um dia marcado por bastante nebulosidade, pancadas de chuva acompanhadas por raios e até rajadas de vento. Mas, por enquanto, sem alerta para temporais na região.
No caso de Campo Grande, as temperaturas diminuem um pouco. A Capital, que vinha registrando máximas próximas dos 32°C, terá um dia de temperaturas mais amenas, com a mínima começando em 15°C e a máxima não ultrapassando os 25°C ao longo da terça-feira e também na quarta (13).
Nos dias seguintes, o tempo fica firme, com amplitude térmica até que no dia 17 uma nova frente fria atinge a cidade, derrubando a temperatura mínima de 17°C para apenas 11°C e a máxima será de 24°C. No dia seguinte, aumenta para 12°C e sobe para 13°C no dia 19. A máxima nesses dias será de 26°C. A partir dai, o calor volta a predominar novamente.
No interior, na região sul de MS, em Dourados, a previsão indica para temperatura mínima de 8°C entre os dias 17 e 18 destse mês. Já em Ponta Porã, a expectativa é de 7°C para esses mesmos dias. Nas cidades de Mundo Novo, Itaquiraí e Sete Quedas os termômetros podem chegar aos 3º C e, inclusive, com probabilidade de geadas no dia 20.
Veja Também
#DDfaz14 Anos: Livro de Sérgio Cruz revela bastidores da fundação de MS
Locatário inadimplente poder ser inscrito em serviço de proteção ao crédito
Projeto prevê sigilo de testemunhas de empregado em ação trabalhista
Vídeo: Polícia apura destruição de documentos em CAPS no Aero Rancho