ALEMS realiza sessão para entrega do Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva
Homenagem reconhece líderes e entidades que promovem a igualdade racial no Estado
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) promoverá na próxima quinta-feira (28), às 19h, uma sessão solene para homenagear pessoas e entidades que se destacam no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial. Durante o evento, será entregue o Troféu de Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva no Plenário Deputado Júlio Maia, em Campo Grande.
Reconhecimento histórico
Criado em 2009, o Troféu Zumbi dos Palmares foi instituído pelo então deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023, para reconhecer esforços na luta contra o racismo. Este ano, o nome de Eva Maria de Jesus, a “Tia Eva”, foi adicionado à honraria, ampliando seu significado. A mudança foi proposta pela deputada Gleice Jane (PT) e oficializada pela Resolução 108/2024, publicada no Diário Oficial da ALEMS em 24 de outubro.
Sobre Tia Eva
Tia Eva, figura histórica e símbolo da resistência negra em Mato Grosso do Sul, foi uma mulher negra, ex-escravizada, que se destacou como líder religiosa, parteira e fundadora da Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande. Sua contribuição histórica é ressaltada pela deputada Gleice Jane: "Ampliamos esta honraria para perpetuar a memória de Tia Eva, uma mulher que marcou a história da comunidade negra e do nosso Estado".
Objetivo da solenidade
A cerimônia reafirma o compromisso da ALEMS em valorizar a cultura antirracista e reconhecer esforços individuais e coletivos que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A sessão será aberta ao público e integra a programação estadual do Mês da Consciência Negra, reforçando o papel de Mato Grosso do Sul na valorização da história e cultura afro-brasileira.
Veja Também
Dourados abre cadastro para passe livre do estudante nesta quarta-feira
Dino dá 30 dias para governo e estados publicarem regras sobre emendas
Projeto cria nova regra sobre indenização a vítima de violência doméstica
UEMS segue com vagas sem vestibular e sem taxa de inscrição até quarta-feira