ALEMS debate PEC que pode alterar recursos para ciência e tecnologia em MS
Proposta de Emenda Constitucional desvincula 0,5% do orçamento estadual destinado à Fundect


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) promove na próxima terça-feira (12) uma reunião pública para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2/2024. O encontro, solicitado pela deputada Gleice Jane (PT), será realizado no Plenarinho Nelito Câmara, às 14h.
A PEC propõe a desvinculação da garantia de 0,5% do orçamento estadual destinado às ações da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect). Além disso, sugere a alteração do nome da instituição, substituindo "Apoio" por "Amparo."
Possíveis impactos
Entidades da área de educação e pesquisadores têm demonstrado preocupação com a proposta. Eles afirmam que a desvinculação de recursos pode comprometer a continuidade de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do estado.
Segundo Gleice Jane, a medida representa um possível retrocesso para o setor. “É preciso garantir que ciência e tecnologia continuem sendo pilares no planejamento estadual, promovendo desenvolvimento cultural e social,” destacou a deputada.
Proposta e tramitação
A PEC 2/2024 é assinada por 12 parlamentares, entre eles Londres Machado (PL), Lia Nogueira (PSDB), Mara Caseiro (PSDB) e Zeca do PT (PT). Caso aprovada, a proposta também pode abrir espaço para uma maior participação de instituições privadas no gerenciamento de recursos destinados à pesquisa.
Transmissão ao vivo
O debate será transmitido pelos canais da ALEMS, incluindo a TV ALEMS (canal 9 da NET Claro e 7.2 aberto), a Rádio ALEMS (FM 105.5), e nas redes sociais da Casa.
Veja Também
Prefeitura da Capital decreta ponto facultativo no dia 17 de abril
Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim
Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda
Bioparque Pantanal terá horário especial para visitas nesta semana
