Geral

ALEMS aprova projetos que beneficiam aposentados, idosos e reforça combate ao feminicídio

Projetos ampliam benefícios para aposentados e idosos, além de instituir o "Dia Estadual da Educação Legislativa"

|
Redação
(Foto: Wagner Guimarães)

Na última sessão plenária do mês, realizada nesta quinta-feira (29), os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram e aprovaram quatro projetos importantes.

Entre os destaques, está o Projeto de Lei 178/2024, de autoria do Poder Executivo, aprovado em primeira discussão. A proposta visa diminuir a faixa de incidência da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas acometidos por doenças incapacitantes. Atualmente, a contribuição é aplicada sobre o que excede um salário mínimo nacional. Com a mudança, passará a incidir apenas sobre o que exceder três salários mínimos, em caso de déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O deputado Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Casa de Leis, destacou a importância da medida, afirmando que ela faz justiça aos aposentados que enfrentam sérios problemas de saúde e que contribuíram por muitos anos para o Estado. O projeto segue agora para uma segunda discussão.

Outro projeto aprovado foi o de número 227/2022, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), com coautoria de Paulo Duarte (PSB). A matéria, aprovada em redação final, altera a Lei 3.665/2009 para isentar pessoas idosas e carentes, vítimas de ações criminosas, do pagamento de taxa para confecção de segunda via de documentos. Este projeto agora segue para sanção.

Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 60/2024, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui o "Dia Estadual da Educação Legislativa" em Mato Grosso do Sul. Esse projeto também segue para sanção.

Por fim, em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 140/2024, do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, que denomina os edifícios dos Fóruns das comarcas de Chapadão do Sul e Sonora. Este projeto também foi encaminhado para sanção.

Durante a sessão, os deputados receberam kits da Caminhada #TodosPorElas, evento coordenado pela desembargadora Jaceguara Dantas, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A caminhada, que ocorrerá neste sábado a partir das 16h, visa promover o fim do feminicídio e fortalecer políticas públicas contra a violência doméstica. O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), reforçou a importância do evento ao distribuir os kits aos parlamentares.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande