Geral

Alcinópolis recebe oficina de modelagem de argila nesta segunda

Oficina acontece até o dia 10, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Av. Averaldo Fernandes Barbosa

|
Redação
(Foto: Divulgação/FCMS)

A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva nesta segunda-feira (1º) para o município de Alcinópolis a Oficina de Modelagem em Argila dos Bichos do Pantanal. 

A capacitação será feita pelo artesão Rodrigo Avalhaes Marçal, que vai ensinar todos os aspectos da escultura em cerâmica, da modelagem à queima. A família de Rodrigo é composta por artesãos, que criaram esculturas em cerâmica que se tornaram símbolo do Estado como as onças, araras e tuiuius que são vendidas na Casa do Artesão de Campo Grande e fora do Estado. 

O artesão participou ainda do projeto “Sapicuá Pantaneiro”, que nasceu em 2003 com o objetivo de resgatar, desenvolver e incentivar o artesanato da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, preservando a natureza, a cultura e suas tradições.

A oficina acontece até o dia10, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Av. Averaldo Fernandes Barbosa, 841, Centro. As inscrições serão realizadas no local com a coordenadora do CRAS.

A oficina de artesanato tem por objetivo a disseminação do saber e técnicas do fazer artesanal utilizando a modelagem. Ela permitirá a formação local de profissionais artesãos aptos a fomentar o emprego e geração de renda com a possibilidade de implantação de um Núcleo de Produção de Artesanato no município, ampliando o acesso da população às políticas públicas da área cultural. Este é um momento de articulação e fortalecimento dos laços entre os profissionais do artesanato e o poder público descobrindo novos talentos no artesanato diverso e criativo que é uma das expressões da cultura sul-mato-grossense.

 

Veja Também

Alerta de tempestade neste sábado e domingo em Campo Grande

Município deve apresentar plano para abastecimento de remédios essenciais

Inquérito apura desmatamento, queimadas e erosão em áreas rurais de Bonito

Líderes femininas de MS podem disputar bolsas para formação em Londres