Águas treina colaboradores dos laboratórios e da ETE sobre amostragem
Esse treinamento é fundamental, pois uma amostra que chega ao laboratório tem a coleta como sua primeira etapa
| Redação
Os colaboradores dos laboratórios da água e efluentes e os coletores da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Águas Guariroba participaram, nesta semana, de um treinamento de coleta. O objetivo dessa capacitação é manter o serviço de excelência que já é executado em todas as unidades de laboratórios e tratamento da concessionária.
“Esse treinamento é fundamental, pois uma amostra que chega ao laboratório tem a coleta como sua primeira etapa. E ela sendo realizada da forma correta e dentro de todas as normas, vai garantir os resultados. Por isso é fundamental que os coletores conheçam essas boas práticas”, explicou Karina Goulart, coordenadora de laboratórios da Águas Guariroba.
O treinamento foi realizado em três dias e ministrado pelo consultor Alexandre Marinho, da ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2017. Marinho é um dos autores da norma de coleta do Inmetro. Na parte prática, o treinamento teve foco nas técnicas de coleta de todos os tipos de matrizes: água potável, efluentes brutos, tratados, águas superficiais e subterrâneas. “Isso para que a gente possa de fato garantir que o resultado seja confiável, atendendo as legislações e órgãos fiscalizadores”, completa Karina.
O coletor do laboratório de efluentes, Silvio Vieira, participou do treinamento e ressaltou a importância da constante evolução para a rotina do dia a dia. “O treinamento é importante, porque agrega um valor e um conhecimento para nossa rotina, para que a gente possa entregar um serviço de qualidade no laboratório e para que as análises tenham mais precisão e mais assertividade”, afirma.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116