Agraer desenvolve app para otimizar gestão de bens da agricultura familiar
Ferramenta moderniza monitoramento de bens em áreas rurais, com georreferenciamento e operação offline


A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) completou seis meses de operação do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer, lançado em agosto deste ano. A ferramenta tem revolucionado o trabalho de técnicos de campo, permitindo o registro e atualização de informações durante vistorias realizadas em prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros.

O aplicativo foi desenvolvido em colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios e o setor de Cartografia e Geoprocessamento, com o objetivo de modernizar e padronizar o acompanhamento de bens cedidos pela Agraer. Uma das inovações do sistema é a localização georreferenciada, que identifica com precisão a posição dos bens.
Outro destaque é a capacidade do aplicativo de operar offline, essencial para as áreas rurais. Segundo Yvie Cesco, chefe do setor de Gestão de Processos e Bens Recebidos, a inovação tem simplificado o trabalho dos técnicos de campo. “O sistema permite criar laudos diretamente no campo, eliminando a necessidade de tarefas manuais como baixar fotos ou montar relatórios no escritório”, afirmou.
Expansão e próximos passos
Inicialmente implementado como projeto-piloto em Ponta Porã, o aplicativo já está presente nas oito regionais da Agraer no Mato Grosso do Sul. Agora, a prioridade é concluir o treinamento de técnicos e implementar novos módulos, como um sistema de gestão estratégica para monitoramento detalhado de bens e um módulo de transparência, que permitirá ao público acessar informações sobre os bens cedidos.
Veja Também
Escola Florestal forma nova turma de operadores de máquinas agrícolas
TJMS adere à campanha de arrecadação de roupas para o inverno em MS
Prefeitura da Capital decreta ponto facultativo no dia 17 de abril
Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim