Geral

Agetran dará início a campanha volta às aulas

|
Redação

Com objetivo de melhorar a segurança da entrada e saída dos estudantes nas escolas, a Prefeitura de Campo Grande, por meio do Gabinete de Gestão Integrada do Vida no trânsito (GGIT), da Agetran, desenvolverá no período de 03 a 20 de fevereiro a campanha “Voltas às Aulas”, com abordagens educativa e fiscalização do trânsito.

As atividades acontecem, principalmente, nos horários de entrada e saída dos alunos e também contam com a participação do Bptran e a GCM.

A Campanha educativa sob a responsabilidade da equipe de Educação para o Trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) que vem utilizando recursos como teatro e abordagem educativa na porta das escolas, com a participação do grupo Chico Maria.

Em 2020, finda a Década da Segurança Viária e a ação Volta às aulas do Programa Vida no Trânsito estará novamente na porta das Escolas e dentre delas com o Sistema Dinâmico de Melhoria Continua Escola Segura.

De acordo com a chefe da Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta a intenção é chamar a atenção dos pais e responsáveis para o cumprimento de regras básicas de educação no trânsito.

“Vamos continuar alertando pais e responsáveis para a condução segura de seus veículos priorizando a velocidade máxima de 50 k/h, usar cinto de segurança em todos do veículo, segurar o punho da criança ao circular a pé e mesmo que tenha mais de 7 anos evitar carregá-los em motocicletas”

No dia 03 de fevereiro iniciam as aulas nas escolas particulares e a campanha será desenvolvida com os alunos do Colégio Tiradentes, localizado na Avenida Schonoor, 149, Bairro Tiradentes, a partir das 6h50.

As aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino iniciam o dia 06 de fevereiro, uma quinta-feira a abordagem será as 6h50 na Escola Municipal Antônio José Paniago.

Nas escolas estaduais as aulas iniciam no dia 17 de fevereiro e ação será na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, localizada na Avenida Florestal, no bairro Coophatrabalho, a partir das 7 horas.

As recomendações são para os pais busquem um local para estacionar o veículo e desembarcar ou embarcar os alunos de forma segura, evitando a fila dupla. O uso de equipamentos como cadeirinha, capacete e cinto de segurança não só no banco do carona, mas também no banco traseiro.

Outras orientações também se referem a redução da velocidade do veículo na área escolar e a proibição do uso de celular enquanto o veículo está em movimento, infração que tem causado acidentes.

“No caso da fila dupla, a desculpa dos pais é a pressa e nós orientamos que saiam mais cedo de casa e aproveitem com calma esse momento de ida à escola com o filho”, comenta Ivanise.

A chefe da Educação para o Trânsito complementa que durante a campanha é feito ainda o alerta para a travessia na faixa de pedestre e o cuidado do pedestre atravessar na via em linha reta, com passos firmes e atenção.

“Tem pessoas que atravessam as ruas distraídas, outras falando ao celular, um comportamento perigoso que pode levar a um atropelamento”, finaliza Ivanise.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande