Diário Digital
 
Geral

Agepen regulamenta novas regras para visitação em unidades prisionais

|
Redação
AddThis Website Tools

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) acaba de oficializar Portaria Normativa acrescentando novas regras sobre visitação em estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul.

Uma das alterações é referente à visitação de menores e ocorre devido à necessidade de regulamentar situações recorrentes apresentadas, não previstas na legislação, que vinham sendo resolvidas mediante avaliação do Conselho de Classificação e Tratamento (CCT), responsável por julgar casos omissos  na normativa vigente.

De acordo com diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, na prática, foi incluída a situação de padrastos e madrastas ou pessoas que, mesmo não tendo registrado o menor, exerce a figura materna e paterna em sua vida, sendo necessária comprovação deste vínculo afetivo, seja mediante apresentação de fotos etc. Segundo ela, as adequações corroboram com a necessidade de salvaguardar e preservar os direitos das crianças, observando os rigores necessários para a concessão.

Outra regra apresentada foi com relação aos casos de corréus. A nova normativa atende a uma orientação do Poder Judiciário, que justifica ser imperiosa a necessidade de o juízo responsável avaliar se há ou não prejuízo para o andamento processual a concessão da visitação.

Essa alteração refere-se aos casos de pessoas que estão em liberdade, mas também respondem pelo mesmo crime.

As novas regulamentações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (15.1) e podem ser conferidas a partir da página 26. Clique aqui para cessar.

O direito a realização de visitas de familiares e amigos de custodiados em presídios de Mato Grosso do Sul é regulamentado atualmente pela Portaria Normativa Agepen-MS Nº 34, de 15 de abril de 2019. A nova regulamentação publicada apenas acrescenta informações a essa norma geral.

Informações Portal MS

Veja Também

Sistema Campo Limpo celebra avanços em sustentabilidade no agro

Prefeitura recorrerá de decisão que manda reajustar tarifa técnica de ônibus

Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h

Projeto de lei reconhece 12 feiras livres da Capital como patrimônio cultural

AddThis Website Tools