Geral

Agepen prorroga suspensão de visitas em presídios de MS

A nova data mudou para dia 2 de Novembro de 2020

|
Marina Romualdo
Foi prorrogado até o dia 2 de Novembro de 2020 a suspensão de visitar presenciais nas unidades penais de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) prorrogou até o dia 2 de Novembro de 2020, a suspensão de visitar presenciais nas unidades penais de Mato Grosso do Sul (MS). A instituição está trabalhando para o retorno dos encontros presenciais de forma segura e gradativa, no ambiente dos estabelecimentos prisionais de todo o Estado.

Conforme orientações de órgãos de saúde e a realidade de cada presídio, será adotados os novos protocolos. Por enquanto, a operacionalização das visitas sociais virtuais irá continuar sendo uma alternativa para priorizar o contato familiar durante o cumprimento de pena de homens e mulheres em situação de prisão.

A suspensão atende diretrizes do Ministério da Saúde, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista a vulnerabilidade da população em situação de encarceramento. É também uma forma de garantir maior proteção não só aos internos e servidores, como aos familiares dos detentos e à sociedade como um todo. A medida visa evitar a entrada de grande volume de pessoas nos estabelecimentos prisionais, o que provocaria uma maior disseminação da Covid-19 no ambiente carcerário e fora dele.

Agepen mantém também, os cuidados preventivos nos casos de entrada de novos custodiados, que passam por triagem preliminar. Em casos de suspeita, o interno recebe atendimento médico e é isolado da massa, se necessário. Testagens em massa também vêm sendo realizadas, bem como o isolamento e acompanhamento sistemático do quadro de saúde dos casos positivados.

O novo documento com prorrogação dos prazos, expedido na quinta-feira (15), foi encaminhado aos presídios e unidades assistenciais da Agepen, além de órgãos públicos ligados à saúde, justiça, execução penal e afins para conhecimento.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande