Geral

Agepen promove integração para fortalecer boas práticas no sistema penitenciário

Iniciativa conta com visistas técnicas ás unidades penitenciárias incentivar união de colaboradores

|
Redação
(Foto: Comunicação Agepen)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está dando mais um passo em direção à melhoria do sistema prisional com uma série de visitas técnicas às unidades penitenciárias. O objetivo da ação, chamada ‘Gestão Presente’, idealizada pelo diretor-presidente Rodrigo Rossi Maiorchini, é promover a troca de experiências entre as unidades e incentivar boas práticas que reforcem a união e a colaboração entre os gestores.

A primeira visita ocorreu no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), onde estão sendo implementadas melhorias estruturais voltadas à segurança, como novos telamentos, controle de acesso aprimorado e a instalação de uma linha de tiro. Essas mudanças visam fortalecer a segurança da unidade e criar um ambiente mais adequado para a ressocialização dos internos.

Rodrigo Rossi destacou a importância de um esforço conjunto para aperfeiçoar o sistema prisional. Ele explicou que a proposta é replicar práticas bem-sucedidas de uma unidade em outras, visando aumentar a eficiência e inovação no setor. "Estamos discutindo soluções econômicas e inteligentes que impactam diretamente na rotina das unidades", afirmou o diretor-presidente.

Durante as visitas, foram discutidas também formas de reaproveitar materiais que não têm mais utilidade em uma unidade para serem reutilizados em outra, otimizando os recursos disponíveis para a segurança e ressocialização dos detentos. O diretor-presidente reafirmou o compromisso com a melhoria contínua do sistema prisional, enfatizando que o ambiente de aprendizado e cooperação será benéfico para todos os envolvidos.

Participaram da visita representantes de diversas áreas da Agepen, como Operações, Administração e Finanças, Assistência Penitenciária, Corregedoria, Controladoria, Ouvidoria e Gerência de Inteligência. A iniciativa prevê, inicialmente, visitas nas unidades prisionais da capital.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande