Diário Digital
 
Geral

Agepen promove integração para fortalecer boas práticas no sistema penitenciário

Iniciativa conta com visistas técnicas ás unidades penitenciárias incentivar união de colaboradores

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Comunicação Agepen)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está dando mais um passo em direção à melhoria do sistema prisional com uma série de visitas técnicas às unidades penitenciárias. O objetivo da ação, chamada ‘Gestão Presente’, idealizada pelo diretor-presidente Rodrigo Rossi Maiorchini, é promover a troca de experiências entre as unidades e incentivar boas práticas que reforcem a união e a colaboração entre os gestores.

A primeira visita ocorreu no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), onde estão sendo implementadas melhorias estruturais voltadas à segurança, como novos telamentos, controle de acesso aprimorado e a instalação de uma linha de tiro. Essas mudanças visam fortalecer a segurança da unidade e criar um ambiente mais adequado para a ressocialização dos internos.

Rodrigo Rossi destacou a importância de um esforço conjunto para aperfeiçoar o sistema prisional. Ele explicou que a proposta é replicar práticas bem-sucedidas de uma unidade em outras, visando aumentar a eficiência e inovação no setor. "Estamos discutindo soluções econômicas e inteligentes que impactam diretamente na rotina das unidades", afirmou o diretor-presidente.

Durante as visitas, foram discutidas também formas de reaproveitar materiais que não têm mais utilidade em uma unidade para serem reutilizados em outra, otimizando os recursos disponíveis para a segurança e ressocialização dos detentos. O diretor-presidente reafirmou o compromisso com a melhoria contínua do sistema prisional, enfatizando que o ambiente de aprendizado e cooperação será benéfico para todos os envolvidos.

Participaram da visita representantes de diversas áreas da Agepen, como Operações, Administração e Finanças, Assistência Penitenciária, Corregedoria, Controladoria, Ouvidoria e Gerência de Inteligência. A iniciativa prevê, inicialmente, visitas nas unidades prisionais da capital.

Veja Também

#DDfaz14Anos: Livro que conta história do povo de MS tem ensinamentos poderosos

Projeto estabelece diretrizes para promover a saúde no ambiente escolar

MPMS consegue no STF validar provas e restabelecer pena por tráfico

Atleta de Três Lagoas conquista 5º lugar no salto triplo em mundial escolar

AddThis Website Tools