Agentes penitenciários pedem apoio para criação da Polícia Penal Estadual
Durante reunião, pediram prorrogação da validade do concurso dos 253 candidatos


O presidente do Sinsap-MS, André Santiago, acompanhado de agentes penitenciários de Amambai (MS) e Dourados (MS) participaram de uma reunião com o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira e os vereadores Dilmar Bervian e Carlinhos, para destacar a importância da criação de Polícia Penal Estadual e tratar de outros assuntos pertinentes à categoria.
O SINSAP/MS tem buscado apoio de parlamentares estaduais, municipais e prefeitos entre outras autoridades e acompanha o projeto de emenda constitucional, que atualmente tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O projeto traz alterações na Constituição do Estado para criar a Polícia Pena Estadual.
Na oportunidade, os agentes comentaram e agradeceram ao governo do Estado pela nomeação dos 253 candidatos e, reforçaram o pedido para a prorrogação da validade do concurso, para que seja possível a realização de um novo curso de formação.
O prefeito de Amambaí declarou que no que for possível e dentro das leis, a administração dará apoio nas causas apresentadas pelos agentes penitenciários, pois são muito importantes para a categoria.
De acordo dom o agente André Santiago, a luta do SINSAP/MS, a abertura de novo curso de formação também tem como objetivo amenizar as condições do sistema penitenciário atual, em que os servidores são obrigados a lidar com a superlotação dos estabelecimentos e defasagem de servidores.
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) recomenda que para a segurança dos presídios e servidores, o sistema carcerário conta com um agente para cada cinco detentos. Uma realidade muito distante. Um deficit de aproximadamente 8 mil servidores em Mato Grosso do Sul.
Além dos nomes citados, estavam presentes também, os representantes dos remanescentes do concurso da Agepen 2016, que na oportunidade reforçaram o pedido para a prorrogação da validade do concurso, para que seja possível a realização de um novo curso de formação.
Veja Também
Aprovado projeto que garante transparência na distribuição de remédios
Seminário sobre Violência contra Mulheres será realizado em 31 de Julho
Três Lagoas oferece transporte gratuito para consultas e exames pelo SUS
Imasul leva apoio e cidadania às margens do rio Paraguai em ação
