Geral

Aeronave cargueiro da FAB está em Corumbá para ajudar no combate ao fogo

O avião chegou hoje em Corumbá com 19 tripulantes da Força Aérea Brasileira, além de 13 militares

|
Maria Pereira
(Foto: Divulgação/Governo MS )

Considerada o avião mais moderno e mais rápido do mundo, a aeronave brasileira KC-390 Millennium, vai trabalhar no combate ao incêndio no Pantanal.
Vindo da cidade de Anápolis (GO), o avião chegou hoje  em Corumbá com 19 tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB), além de 13 militares.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a ajuda do KC-390 no combate ao fogo é essencial neste momento.

"Muito importante e imprescindível este apoio aéreo, porque vamos conseguir fazer lançamento em grande quantidade de água em áreas de difícil acesso. Nós temos alguns focos de incêndios hoje que é impossível chegar com os brigadistas e bombeiros militares", comemora.
O KC-390 tem capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem, equivalente a quatro aviões do modelo air tractor. Recentemente, a aeronave brasileira foi empregada em incêndios florestais na Colômbia. O cargueiro brasileiro possui um sistema modular aerotransportável de combate a incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System).

O equipamento projeta a água pela porta lateral na fuselagem, permitindo manter o interior da aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer sua performance. Entre as principais características do sistema MAFFS II, estão o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, podendo ser utilizado no combate a incêndios, derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.

KC-390 Millennium

Desenvolvido à pedido da FAB, o KC-390 é uma aeronave multimissão de transporte e reabastecimento em voo, projetado para substituir a frota brasileira do avião norte-americano Hércules C-130. O KC-390 pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica. A capacidade máxima de carga é 26 toneladas.

O cargueiro brasileiro, fabricado pela Embraer, está na lista de produtos de defesa exportados pelo Brasil, e já foi adquirido pela Hungria, Portugal e Coreia do Sul.

(Com informações do Governo MS)

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116