Aedes Aegypti: Três Lagoas está com sinal de alerta no centro comercial
Infestação do mosquito causa preocupação na Secretária Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas emite um alerta aos comerciantes do centro da cidade sobre o preocupante índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Segundo o dados de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), a região do centro comercial apresenta uma infestação alarmante de 12,8%, muito acima do recomendado pelas autoridades em saúde.
De acordo com a escala do LIRAa, índices acima de 4% representam risco alto de surto. Além disso, é importante salientar que 91% dos focos do mosquito estão sendo encontrados em residências ocupadas e estabelecimentos comerciais.
Devido a esse dado preocupante, além das ações de rotina do Agentes de Endemias, a SMS está em contato com o Sindicato do Comércio para ampliar as ações de orientação e alerta aos comerciantes. A pasta deve promover, ainda, mutirões e ações de conscientização.
CONSEQUÊNCIAS DESSE ÍNDICE
A SMS destaca as consequências diretas para os comerciantes, sendo a principal eles mesmos ou seus funcionários contraírem doenças transmitidas pelo mosquito. Além do próprio agravo a saúde de todos, que é um fato máximo de preocupação, pois há casos que podem levar a morte, com a alta possibilidade de surto dessas doenças vai impactar também no bolso.
O absenteísmo por dengue leve, por exemplo, pode chegar a 7 dias, enquanto a internação pode ultrapassar 10 dias. A chikungunya pode afastar um colaborador do trabalho por até 15 dias, podendo se estender por meses.
Além disso, há o risco de síndrome de zika, associada à microcefalia, e a possibilidade de entrada de novos sorotipos do vírus em nosso município. Isso pode resultar em sobrecarga dos colaboradores remanescentes, diminuição de produção e perda de clientes no comércio.
Por isso, é de suma relevancia a colaboração de todos e que os comerciantes recebam e disponibilizem um colaborador para acompanhar os Agentes de Endemias durante a vistoria dos estabelecimentos comerciais.
IMPACTOS PARA A SOCIEDADE EM GERAL
Os impactos para a sociedade também são significativos, incluindo postos de saúde e unidades de pronto atendimento lotados, ocupação dos leitos hospitalares e ocorrência de óbitos. Inclusive, alguns estados do país entraram em epidemia de dengue, algo que reforça esse alerta para Três Lagoas.
PREVENÇÃO
Para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, é importante adotar medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água vedadas, limpar regularmente calhas e ralos, e utilizar telas em janelas e portas.
DESCARTE DE OBJETOS
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) reforça que aqueles que tiverem entulhos e restos de construção civil, podem contratar caçamba ou levar pessoalmente e despejar esses resíduos no Buracão do Jupiá, que fica à Rua Egídio Thomé, SN, sentido Bairro Jupiá.
Veja Também
Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica
Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO