Administração do TJ leva avanços à comarca de Ponta Porã
Evento contou com a entrega de monitores, plantio de árvore, nomeação de servidora para atuar no centro de conciliação e mais
| Laura Cação
A comarca de Ponta Porã recebeu nesta semana as ações do segundo Gabinete de Integração da administração do Tribunal de Justiça (TJMS), sob a presidência do Des. Sérgio Fernandes Martins. O evento contou com a entrega de monitores, plantio de árvore, nomeação de servidora para atuar no centro de conciliação, denominação do Tribunal do Júri e entrega de medalhas a servidores.
O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Sérgio Fernandes Martins, falou das ações dos Gabinetes de Integração como mecanismos para dar efetividade aos planejamentos de sua administração, por meio dos Contratos de Gestão que são assinados com as 12 secretarias do órgão, partindo do que foi previsto em 2023. “Para 2024 vamos abastecendo as necessidades de cada região, levando uma reestruturação quase que total nos Fóruns, na medida que já entregamos no ano passado e agora, como anunciado, iniciaremos aqui em Ponta Porã”.
Na agenda do Gabinete de Integração o presidente do TJ assinou a designação de servidora para exercer função de confiança de coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), um serviço à população ponta-poranense de soluções pré-processuais e processuais que agilizam o desfecho das demandas por meio de acordos.
A juíza diretora do Foro da comarca, Tatiana Decarli, destacou os esforços do presidente do TJMS para implementar melhorias significativas na estrutura judiciária de Ponta Porã. “Sua visão estratégica e seu compromisso com a eficiência têm resultado em processos mais ágeis e acessíveis para todos os jurisdicionados. Além de suas realizações administrativas, o presidente Sérgio Fernandes se destaca pela sua proximidade com o povo. Sua abertura ao diálogo e sua disposição para ouvir as necessidades dos servidores e da população têm sido fundamentais para construir uma justiça mais próxima, acessível e humana. Sua capacidade de conectar-se com as pessoas e entender as suas demandas tem sido verdadeiramente inspiradora”.
A administração do TJ oficializou a destinação de 133 novos monitores, sendo cinco deles 4K e 128 Full HD para a comarca, somando aos 97 computadores entregues em 2023 por ocasião do primeiro Gabinete de Integração, trazendo mais eficiência e agilidade na operação dos processos no sistema SAJ e todos os sistemas operacionais. Além disso, também entregou à juíza diretora o termo de reparo ao prédio do Fórum.
O Tribunal do Júri de Ponta Porã foi denominado de Juiz Luiz Carlos Saldanha Rodrigues, em homenagem ao magistrado que faleceu em agosto de 2020. Ele ingressou na magistratura estadual em 1983, judicou em Sidrolândia, Corumbá, Ponta Porã, e, por último, em Campo Grande, onde se aposentou em 1995.
Os familiares do magistrado estiveram presentes no ato e receberam uma réplica em miniatura da placa afixada no hall de entrada do júri que foi descerrada pelo presidente do Tribunal, por duas irmãs e pela sobrinha do juiz Luiz Carlos Saldanha, a qual discursou em nome da família do homenageado.
O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, recebeu o ofício e a cartilha da campanha para expansão do programa Família Acolhedora no município, que consiste no acolhimento temporário de crianças e adolescentes em residências familiares previamente selecionadas e capacitadas com a finalidade de garantir a atenção individualizada. Sendo assim, a criação e implantação do serviço de acolhimento familiar é uma ação relevante na área protetiva da criança e do adolescente.
Como parte da política de sustentabilidade do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, o presidente Sérgio Fernandes Martins plantou uma muda de ipê no terreno do prédio do Fórum, localizado na Rua Baltazar Saldanha, 1.817. Houve ainda a entrega da medalha de Bons Serviços Judiciários a seis servidores da Comarca.
Evento contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência, Mário José Esbalqueiro Junior, do desembargador aposentado Sérgio Martins Sobrinho, da presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), juíza Mariel Cavalin dos Santos, do juiz de Campo Grande, Alexandre Antunes, dos juízes da comarca de Ponta Porã, Adriano da Rosa Bastos, Sabrina Rocha Margarido João, Thielly Dias de Alencar Pitthan e Marcelo Guimarães Marques, além de autoridades locais.
Veja Também
Família de gestante doa kits de higiene para pacientes no HU-UFGD
Nova plataforma do TCE realiza fiscalização integrada da gestão pública
Projeto redefine prazos para renovar a CNH conforme a idade do motorista
Projeto estabelece limites para gastos publicitários em estatais