Geral

Acordo Direto em precatórios tem 1,8 mil propostas em MS

|
Redação

Com o término do prazo para a entrega dos pedidos de Acordo Direto em precatórios, a equipe da Procuradoria de Cumprimento de Sentença e Precatório, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), finalizou o cadastramento das propostas e a efetivação do pagamento deve ser a partir de setembro deste ano.

De acordo com dados da PGE, pelo segundo ano consecutivo os números ultrapassam as expectativas em relação aos acordos diretos em precatórios e as propostas chegaram ao montante de 1.837, o maior já registrado desde 2018 quando a instituição publicou o primeiro edital para este tipo de negociação.

Para a procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, a marca recorde deve-se ao fato de cidadão receber o precatório antes do tempo de espera habitual, que é de sete anos em média em Mato Grosso do Sul, somados aos descontos oferecidos pelo edital e ao compromisso no pagamento dos acordos efetivados, além da questão econômica que assola o país em razão da pandemia do coronavírus.
 
A procuradora-geral destacou a parceria fundamental com o Tribunal de Justiça de MS (TJMS), com os tribunais Regional do Trabalho da 24ª Região e o Regional Federal da 3ª Região. Importante lembrar que a competência para gerir precatórios no TJMS é da Vice-Presidência, cujo cargo é de responsabilidade do Des. Carlos Eduardo Contar.

Até o momento, o cronograma relacionado ao acordo direto em precatórios está mantido. A efetivação dos cálculos realizada pelos tribunais será nos meses de abril, maio e junho. Em julho começam as intimações aos credores, avisando o resultado dos cálculos efetuados. Caso o cidadão que tenha créditos não aceite o valor, o processo será indeferido e extinto.

Para o credor que concordar com os cálculos, a partir de agosto haverá a convocação para participar da audiência de assinaturas dos acordos. Assinado o documento, este será encaminhado ao respectivo tribunal para homologação e efetivação do pagamento. Dessa forma, no segundo semestre todos os credores receberão os valores.

Esta é a terceira vez que a PGE elabora edital para o Acordo Direto em precatório. Na primeira, em 2018, foram efetivados 46 acordos. Em maio de 2019, o número aumentou para 946 acordos efetivados com o pagamento de R$ 41,7 milhões – uma economia para os cofres públicos de R$ 16,8 milhões.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande