Acolhimento dos profissionais angolanos no HU-UFGD será na segunda-feira
Iniciativa de cooperação técnico-educacional tem como meta fortalecer o sistema público de saúde do país africano
| Redação
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh realiza na próxima segunda-feira, dia 15/07/2024, às 13h30, o acolhimento de profissionais angolanos oriundos do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola.
A solenidade será na sala de aula 01 da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital e contará com a presença da Sra Cristiane Carvalho Santos Melo, Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação e Dr. Felipe Santa Rosa Roitberh, Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação, ambos da Ebserh.
A iniciativa de cooperação técnico-educacional tem como meta fortalecer o sistema público de saúde do país africano. O projeto é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O programa prevê a formação de profissionais angolanos em hospitais de instituições formadoras identificados pela Ebserh e pelo Ministério da Saúde em diversas modalidades de ensino, como fellowship (nos moldes de residência), doutorado, mestrado, especialização, aperfeiçoamento e estágio complementar.
Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Veja Também
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde