Diário Digital
 
Geral

Ação solidária leva kits de higiene a comunidade carente

|
Redação
AddThis Website Tools

Moradores da comunidade conhecida popularmente como “Só por Deus”, localizada no Bairro Jardim Canguru, em Campo Grande, acordaram com uma grata surpresa na manhã deste sábado, 30 de Maio. Uma dupla de odontólogas entregou  kits de higiene bucal e pessoal e levou orientações de casa em casa sobre a saúde bucal.

As odontólogas Bruna de Matos Dalpério e Kariny Leylin fizeram a ação por uma iniciativa do professor de Educação Física Bruno Nobrega. As profissionais de odonto se dispuseram a montar kits de higiene bucal e a percorrer a comunidade para falar com os moradores.

Mel Mello (25), acadêmica de Odontologia, integrou a ação solidária. Ela que é voluntária na Liga do Bem, grupo que realiza diversas atividades de cunho solidário. Ela destaca a importância de práticas como essa, principalmente no momento atual enfrentado em todas as esferas devido ao coronavírus, que potencializa situações de carência e necessidades da população menos favorecida economicamente.

O destaque da ação foi a empolgação das diversas crianças que ali moram, o brilho nos olhos na hora de receber o kit e ainda mais interesse no momento da orientação das dentistas que de forma lúdica passavam informações sobre escovação correta, quantidade de creme dental necessária. “Bolinha, vassourinha, vai e vem e a língua também”, dizia o canto entoado pelas dentistas na hora da explicação de como se escovar os dentes corretamente.

Kariny Leylin revela que a música é uma herança afetiva de família. “Minha mãe que também é dentista cantava está musiquinha quando eu era menor e eu a trouxe também para minha profissão.” A prevenção é o melhor remédio, principalmente com a diminuição dos serviços básicos em unidades de saúde que estão dando prioridade a situações de emergências ou relacionadas a covid-19, acrescenta doutora Leynli.

Folvelayne Magalhães (33), e a irmã Mercedes Magalhães são moradoras da comunidade a cerca de 6 anos, ambas mães, respectivamente de 6 e 5 filhos e desempregadas elas dizem achar o trabalho muito importante, tanto na questão de orientação como na ajuda dos itens de higiene. “É uma pasta de dente, é um sabonete, pra muitos baratinhos, mas pra gente faz diferença poder ganhar, nem todas as mães tem dinheiro pra comprar”, relata Mercedes. Outra questão que deixou as irmãs satisfeita é alegria que leva para as crianças.

Bruno Nobrega, professor de educação física, mora em um sitio nas redondezas do bairro Canguru, caminho para sua casa, ele percebeu a necessidade daquelas pessoas e vem desenvolvendo diversos projetos na região, entre eles o realizado hoje (30), ele destaca que sozinho não é possível atender a todos, e deixa o apelo para que quem possa, faça o bem ao próximo. “Um alimento, uma roupa, um cobertor, um minuto do seu tempo é bem vindo para quem precisa”, finaliza comovido.

Veja Também

Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho

Musicista da Capital pede doações on-line para arcar com cirurgia complexa

TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre

Réu por estupro, roubo e cárcere contra idosa é condenado

AddThis Website Tools