Geral

Ação do CCZ oferece serviços e orientações neste sábado

Haverá coleta de sangue para exame, vacinação, acolhimento de denúncias e outros

|
Redação
(Foto: Karina Matos/Prefeitura de CG)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, realiza campanhas de conscientização como a que está marcada para este sábado, 14 de Dezembro. “Vai ser um dia para alertar as pessoas sobre o crime de abandono, a reponsabilidade que precisa ter com os animais e teremos também adoção de cães e gatos para quem quiser”, destaca Cláudia Macedo, coordenadora do CCZ, um dos realizadores do evento, realizado junto com a Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal do Governo do Estado e o Shopping Bosque dos Ipês.

No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei federal 9.605/98, com detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa, a pena é aumentada de um sexto a um terço se o animal morrer. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, as penas foram aumentadas para quem comete o crime de maus-tratos, com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Serviços:

O que o CCZ vai oferecer no sábado:

Coleta de sangue para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina.
Vacinação contra a raiva para cães e gatos.
Acolhimento de denúncias.
Orientações sobre animais peçonhentos.
Cadastro para castração. Necessário comprovar renda de até 3 salários-mínimos (Não é necessário trazer o pet para o cadastro).
 

Agenda - O Dezembro Verde será no Shopping Bosque dos Ipês, neste sábado (14), das 14h às 17h, e contará com diversas atividades voltadas para a conscientização sobre o abandono de animais e a promoção da adoção. Além dos serviços do CCZ, o evento terá outras atrações como o desfile de animais que foram vítimas de abandono, vermifugação de graça e sorteio de brindes.

Veja Também

MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde

Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP