Ação da Rede Municipal e UFMS leva informações e ciências para as escolas
Ação visa levar informações aos estudantes da educação básica sobre os cursos oferecidos
Para aproximar os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) do ensino superior, unidades escolares participam do projeto de extensão “Vem pra UFMS – UFMS na escola”, realizado por acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A ação da Reme visa levar informações aos estudantes da educação básica sobre os cursos oferecidos, além de compartilhar conhecimento, integrar a comunidade acadêmica com os alunos e popularizar a ciência.
“Essa parceria surgiu de algumas visitas nas escolas. Notamos que muitos alunos tinham dúvidas sobre o ingresso nas universidades públicas. Foi então que conseguimos que os acadêmicos da UFMS viessem às escolas públicas para contextualizar aos alunos sobre como ingressar em uma universidade, como funcionam alguns cursos e incentivá-los à produção científica. Além disso, algumas dessas escolas participantes do projeto, já tem o histórico da produção de conteúdo científico, então essa troca também é válida para mostrar aos alunos que o que eles produzem em sala, também poderá ser produzido na universidade”, explicou o técnico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Emerson Hércules Leão Alves.
Um dos objetivos da ação é popularizar a ciência, o que vem de encontro ao que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê levar os alunos a “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade com base nos conhecimentos das diferentes áreas”, o que também está em consonância aos referenciais curriculares das diversas áreas de conhecimento da Reme.
“Há algumas semanas houve a Mostra Cultural Científica aqui na unidade e apresentamos diversos trabalhos científicos produzidos pelos alunos. Trazer os acadêmicos da UFMS para a escola pública é incentivar mais alunos a produzirem ciência. É mostrar que a produção científica é leitura, é escrita, é apresentação e que na universidade o trabalho deles terá continuidade”, disse Tiago Kohagura, coordenador da Escola Municipal Professor João Cândido de Souza, no Jardim Anache.
Estudantes.
Para os alunos o projeto é uma oportunidade de sonhar, e planejar o ingresso no ensino superior público. “Eu estou gostando bastante das apresentações. Eu gosto muito de Ciências e adorei um trabalho sobre a voz humana que um acadêmico nos apresentou. Aprendi várias coisas sobre diversos cursos. Eu pretendo ser policial e sei que preciso estudar muito para isso”, afirmou a aluna do 6º ano, Isadora de Assis.
“Eu ainda não sei ao certo o qual curso fazer, então acho importante que tenham estes projetos na escola para que a gente conheça um pouco de tudo e possa nos trazer ideias”, disse Cauã Cordeiro, do 8º ano da Escola Municipal Professora Oliva Enciso, no Bairro Tiradentes.
Os acadêmicos da UFMS também pontuaram as ações de forma positiva. “Estamos apresentando um pouco de como funciona o curso de Jornalismo na Universidade. Trouxemos nosso jornal laboratório para que eles entendam como funciona o processo de criação, a prática, a diagramação, como é um pouquinho do fazer jornalístico. Aqui, estamos mostrando além do nosso curso, que estes estudantes escolham a área que desejarem. O “Vem pra UFMS” é exatamente isso: popularizar a universidade pública, apresentar o que se produz lá dentro e mostrar que os alunos da rede pública são capazes de ingressar em uma universidade de qualidade”, afirmou Luiza Vonghon, do 4º semestre do curso de Jornalismo.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116