Ação conjunta do TJ e TCE promove leitura e desenvolvimento de adolescentes
Ação quer promover a leitura à adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em uma colaboração inédita com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), lançou hoje uma campanha de arrecadação de livros destinados às Unidades Educacionais de Internação (Uneis) do Estado. A iniciativa, idealizada pela Coordenadoria das Varas de Execução de Medidas Socioeducativas (Covems) do TJMS, visa promover a leitura como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
O desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, enfatizou a importância da ação, que busca transformar a vida dos jovens por meio da leitura. "Estamos apoiando esta iniciativa com a convicção de que a leitura pode ser um agente transformador para esses adolescentes", afirmou Martins.
Na manhã de hoje, a juíza Katy Braun do Prado, da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS, visitou a sede do TCE-MS para conhecer o espaço criado para as doações. Representando a supervisora da Covems, desembargadora Elizabete Anache, a juíza destacou a importância da parceria. “Estamos muito felizes com essa colaboração. O espaço criado pelo TCE-MS permitirá que seus servidores contribuam com livros, ajudando significativamente na transformação desses jovens”, disse Braun do Prado.
Para facilitar as doações, o TCE-MS estabeleceu um espaço específico e elaborou um material com sugestões de títulos apropriados para a faixa etária dos adolescentes, que varia de 12 a 21 anos, sendo a maioria entre 16 e 18 anos. Os servidores poderão acessar as sugestões através de um QR Code e receberão um marcador de livros especial como forma de agradecimento.
O conselheiro Jerson Domingos, presidente do TCE-MS, reforçou o compromisso da Corte de Contas com o projeto. “Queremos resgatar livros que muitas vezes ficam esquecidos em casa e oferecê-los a esses adolescentes. Esta é mais uma parceria valiosa entre o TCE e o TJMS, que beneficiará tanto os jovens quanto a sociedade”, afirmou Domingos.
A campanha convida a comunidade a participar, incentivando a doação de livros que podem ser entregues na Diretoria de Comunicação do TCE-MS. O objetivo é promover a leitura e apoiar o desenvolvimento dos adolescentes nas Uneis, oferecendo-lhes novas oportunidades de crescimento e aprendizado.
Veja Também
Forte calor: relatório indica intensa mortandade de corais em 2024
Tecnologia oferece menor tempo e mais precisão no diagnóstico de brucelose
Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos
Pesquisador investiga cartas escritas por indígenas em 50 anos