Academia de Letras inicia atividades do ano ressaltando a arte poética
1º Chá Acadêmico do ano tem Rubenio Marcelo como convidado e o destaque para o tema “A Poesia como ofício”
Março é mês da Poesia, como em todo o ano, entanto é em março que - no dia 21 - é comemorado o Dia Mundial da Poesia. E nesta quinta-feira 30.03, a partir das 19h30, no auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, acontecerá o evento ‘Chá Acadêmico da ASL’, que nesta sua 1ª edição deste ano terá a arte poética como destaque.
O palestrante será o poeta e acadêmico Rubenio Marcelo, que tecerá considerações sobre o tema: “A Poesia como ofício”, enfatizando relevantes aspectos deste gênero literário e expondo características da sua obra poética, bem como reflexos da poesia na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
O convidado: Titular da Cadeira nª 35 da ASL, Rubenio Marcelo é poeta, ensaísta e compositor. Autor de vários livros de poesia, destacam-se nas suas obras autorais mais recentes: “Graal das Metáforas”, “Horizontes D’Versos”, “Voo de Polens”, “Veleiros da Essência”, “Palavras em Plenitude” e “Vias do Infinito Ser”, este - já em 2ª edição - livro indicado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) como leitura obrigatória para os Vestibulares 2020/2021/2022 (e para o triênio do PASSE).
Em 2018, Rubenio esteve em Portugal, onde a convite lançou suas obras no Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro, ocasião em que também ministrou pauta explorando este tema “A Poesia como ofício”, para alunos e professores daquela Universidade portuguesa.
Foi Conselheiro Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, e é um dos vencedores, com poema autoral, do importante concurso literário “Noite Nacional da Poesia”. Recentemente, esteve na Argentina, onde a convite integrou o Festival Internacional de Poesia de Buenos Aires (FIP Parque Chas), juntamente com outros poetas de vários países também convidados.
A ASL - sediada em Campo Grande, na Rua 14 de Julho n° 4653, Altos do São Francisco, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – a mais tradicional entidade literária estadual – comemorará, no próximo mês de outubro, 52 anos de fundação.
O evento Chá Acadêmico cultural da ASL acontece na última quinta-feira de cada mês, sempre enfocando pauta cultural de interesse da sociedade, e é aberto ao público (entrada franca).
Na Abertura desta edição, acontecerá uma performance de Improviso poético Guaicuru com o artista Ruberval Cunha, que é poeta, repentista, e membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS.
Veja Também
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas