Geral

Academia de Letras homenageia Augusto César Proença na Roda Acadêmica

Evento será realizado presencialmente no auditório da ASL, com entrada gratuita

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realiza nesta quinta-feira, 30 de outubro, às 19h30, mais uma edição da Roda Acadêmica, com homenagem ao saudoso escritor Augusto César Proença. O evento será realizado presencialmente no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco, com entrada gratuita. O projeto é uma parceria da ASL com apoio da Setesc – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura – pela Fundação de Cultura de MS – FCMS.

Reconhecido por sua contribuição à preservação da memória histórica e cultural pantaneira, Proença ocupou a cadeira nº 28 da ASL. Natural de Corumbá (MS), foi professor, contista, historiador e pesquisador da cultura regional. Formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Região dos Lagos (RJ), participou ativamente de encontros, festivais e simpósios literários, sendo premiado por sua produção intelectual.

A apresentação da trajetória e obra do homenageado será conduzida pelos acadêmicos Lucilene Machado, Sergio Cruz e Sylvia Cesco. A data marca também os 54 anos de fundação da ASL, considerada a mais alta entidade literária do Estado. Estarão participando do evento também o músico regional Renan Nonnato, as artistas visuais Sônia Possi e Lizete de Souza e o violonista Pedro Irineu.

 UFMS: PEDRO IRINEU - Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o projeto “Movimento Concerto” também estará presente, com a vertente “Música Erudita e suas Fronteiras”, ampliando o diálogo entre literatura e música.

Finalista do XI Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter no Rio de Janeiro, participante de diversas masterclasses com figuras importantes do mundo do violão, tais como Everton Gloeden, Gilson Antunes e Daniel Morgade, Pedro Irineu é graduando em Licenciatura em Música na UFMS e o músico que se apresentará esse mês. Estudou violão clássico com Pieter Rahmeier e Marcelo Fernandes. Fez diversas apresentações pela UFMS e atualmente participa da Camerata de Madeiras Dedilhadas organizada pelo professor dr. Marcelo Fernandes, da UFMS. Atua também como professor de música.

(Foto: Divulgação)

SÔNIA POSSI E LIZETE DE SOUZA - A noite contará ainda com a participação da Confraria Sociartista, que integra o projeto “Arte na Academia”, com intervenções visuais ao vivo de duas de suas artistas visuais convidadas. São duas artistas visuais e duas técnicas diferentes.

Lizete Medeiros de Souza é uma artista que desde a infância desenha e pinta e também se dedica ao modelismo de roupas. Na fase adulta resolveu se dedicar também às artes visuais. A artista é apaixonada pela pintura e pretende se aperfeiçoar ainda mais, dedicando-se a desenvolver sua criatividade e a evoluir na técnica de pintura abstrata sobre tela.

Sônia Maria de Medeiros Possi sempre teve inclinação para as artes visuais. Seu processo artístico começou desenhando mandalas intuitivas e, a partir dessas criações, logo começou a estudar e a praticar outras técnicas como o desenho utilizando grafite, lápis de cor e tinta a óleo sobre papel. Hoje, Sonia se dedica aos retratos, criando e desenhando rostos de pessoas e também motivos sacros.

(Foto: Divulgação)

A RODA - Os Chás Acadêmicos e as Rodas Acadêmicas de 2025 têm suas apresentações de março a novembro nas últimas quintas-feiras de cada mês. Nesta Roda, os imortais Lucilene Machado, Sergio Cruz e Sylvia Cesco estudaram a vida e obra de Augusto César Proença.

Encerrando a programação, o foyer da ASL receberá o músico Renan Nonnato, natural de Dourados, e que trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Almir Sater, Gabriel Sater, Geraldo Roca, Paulo Simões, Tetê Espíndola, Alzira Espíndola, Renato Teixeira, Jerry Espíndola, Luan Santana, Munhoz e Mariano, Jads e Jadson, Maiara e Maraisa, Zezé de Camargo e Luciano, Marília Mendonça e Dino Rocha, entre outros.

Serviço

Roda Acadêmica da ASL “Augusto César Proença”

(pelos acadêmicos Lucilene Machado, Sergio Cruz e Sylvia Cesco)

Dia 30 de setembro de 2025, às 19h30min

(Com os projetos “Música Erudita e suas Fronteiras”, com a

UFMS; e “Arte da Academia”, com a Confraria Sociartista)

 Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653

(Altos do São Francisco)

 Entrada gratuita | Evento presencial | Roupa esporte

Veja Também

Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos

Alerta de tempestade neste sábado e domingo em Campo Grande

Município deve apresentar plano para abastecimento de remédios essenciais

Inquérito apura desmatamento, queimadas e erosão em áreas rurais de Bonito