Geral

Abrigadas em tendas, famílias do Mandela precisam de doações

Enquanto aguardam as ações do Poder Público, moradores recebem apoio e necessitam de recursos básicos

|
Gabriel Telê Santana
Tendas que estão sendo usadas para abrigar as famílias prejudicada pelo incêndio-(Foto: Luiz Alberto)
Passados 21 dias do incêndio que devastou a Comunidade do Mandela, em Campo Grande (MS), as famílias aguardam as ações do Poder Público abrigadas em tendas. Eles esperam a regularização das áreas para onde serão remanejados e precisam de ajuda para obter itens básicos, como alimentos e produtos de higiene.
 
A prefeitura instalou 19 tendas e organiza as doações de alimentos, roupas e cobertores. O local também tem a presença da Guarda civil Metropolitana, com objetivo de evitar atritos e conflitos entre os moradores.
 
Ao todo, serão reassentadas 133 famílias no bairro José Tavares, Iguatemi 1, famílias no Iguatemi 2 e no Bairro Talismã. Nesta semana, a prefeitura realizou visita técnica na área destinada a 38 famílias, localizada no Bairro José Tavares. 
 
(Foto: Luiz Alberto)
O terreno foi escolhido por oferecer rede de água, energia, esgoto, escolas e posto de saúde. "Foram instaladas rede de água e esgoto e seguiremos com as próximas etapas”, disse a prefeita Adriane Lopes na ocasião da visita.
 
Conforme a líder da comunidade, Greicielli Ferreira, de 29 anos, a comunidade continua necessitada de recursos básicos para se manter, água, gelo e alimentos." Então, enquanto a gente está aqui, a gente precisa de leite, de água, de gelo e alimentos." 
 
 
Greicielli Ferreira, líder da comunidade da Favela do Mandela-(Foto: Luiz Alberto)
 
Ela ressalta ainda que os moradores da comunidade, não querem levantar os barracos novamente, mas sim construir casa, por contas de traumas que vivenciaram na comunidade. Em questão aos barracos que continua na comunidade, Grecielli fala que está na espera da defesa civil demolir esses barracos e realocar essas famílias nos novos locais. 
Uma parte da área que foi destruída pelo fogo-(Foto: Luiz Alberto)
 

Solidariedade - O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) está fazendo uma campanha para arrecadação de alimentos e itens básicos, que estão sendo levados para as famílias da comunidade Mandela (saída para Cuiabá) que ficaram desamparadas e desabrigadas, por conta do incêndio. As doações poderão ser levadas até o FAC, na Avenida Fabio Zahran, 6.000, Vila Carvalho. Informações pelo 67 2020-1361.

Também é possível ligar no 2020-1361, que dependendo do volume de itens, uma equipe irá buscar a doação no local indicado. Entre os itens que podem ser doados estão: alimentos, materiais de higiene, fraldas descartáveis, água mineral, limpeza, colchão, enxoval de cama e de banho, materiais de construção, entre outros itens básicos.

Veja Também

TRE-MS mantém plantão de atendimento no período festivo

Bancos voltam a funcionar normalmente hoje

Páginas de Liberdade: Parceria entre Agepen e universidades permitem que detentos troquem tempo ocioso por conhecimento

MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde