Geral

Abertura das lojas nos feriados de outubro fica a critério dos empresários

Fecomércio-MS destaca que decisão depende de acordos trabalhistas e planejamento interno

|
Redação
Dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo, são feriados da Criação de MS e Padroeira do Brasil (Foto: Divulgação)

Nos dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo, feriados de Criação de Mato Grosso do Sul e de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, o comércio de Campo Grande poderá funcionar normalmente. A permissão está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo Campo Grande, afiliado à Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

Para abrir as portas, entretanto, os comerciantes devem cumprir algumas normas. Segundo o gerente sindical da Fecomércio-MS, Fernando Camilo, “as empresas também devem informar a intenção de abertura ao sindicato laboral, por escrito, até cinco dias antes do feriado, e efetuar o pagamento de R$ 24,00 por empregado que for trabalhar, valor do qual ficam isentos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos”.

Além disso, lembra o gerente, os empresários que optarem pela abertura devem compensar o dia trabalhado com uma folga, preferencialmente na semana seguinte e no prazo máximo de 15 dias. “Também está acordado que os empregados contribuintes ao sindicato laboral, por cada dia trabalhado, sem prejuízo das demais vantagens previstas nesta cláusula, farão jus a uma indenização equivalente a 7% do piso salarial, a ser paga até o fim do expediente, sem constituir verba de natureza salarial”.

A cláusula correspondente pode ser consultada na Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio de Campo Grande, disponível no site www.fecomercio-ms.com.br.

O horário de funcionamento autorizado será das 9h às 18h, exceto para as lojas de shoppings, que deverão respeitar intervalo intrajornada mínimo de uma hora.

 

Veja Também

Programa domiciliar evita amputação e idosa comemora cura ao lado do prefeito

Prefeitura de Dourados forma agentes em curso de motociclista batedor

TJMS mantém condenação de fabricante por acidente causado por defeito em bicicleta elétrica

Sefaz orienta empresas sobre transição ao novo sistema nacional de NFS-e em 2026