Diário Digital
 
Geral

Aberto novo Ambulatório Multiprofissional de Cirurgia Bariátrica em MS

Atendimento especializado para pacientes com obesidade severa começou no dia 28

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação

A obesidade é um problema de saúde pública global, associada a diversas complicações, como doenças cardiovasculares, Diabetes Tipo 2, Hipertensão Arterial Sistêmica e outras condições crônicas. Diante desse cenário, o HU-UFGD/Ebserh anuncia a abertura do Ambulatório Multiprofissional de Cirurgia Bariátrica, um novo serviço que integra a estrutura hospitalar para atender pacientes que necessitam de acompanhamento para o tratamento da obesidade severa. Os atendimentos tiveram início em 28 de Março.

O ambulatório conta com uma equipe especializada, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde. O objetivo é oferecer um atendimento multidisciplinar para avaliar e preparar os pacientes que necessitam de tratamento e intervenção cirúrgica, além de fornecer orientações sobre mudanças de hábitos e cuidados pós-operatórios. Inicialmente, serão atendidos quatro pacientes por semana.

Para acessar o serviço, os pacientes devem atender a critérios específicos, conforme estabelecido pelos protocolos do Ministério da Saúde e do hospital. O atendimento será realizado exclusivamente via Sistema de Regulação (Sisreg). Informações detalhadas sobre os critérios de atendimento e o processo de encaminhamento ao ambulatório serão amplamente divulgadas pelos canais institucionais do HU-UFGD/Ebserh.

A abertura deste serviço reforça a missão do hospital de oferecer atendimento especializado e qualificado à população. Mais informações e materiais informativos sobre obesidade e o novo ambulatório estarão disponíveis em breve nas plataformas institucionais do HU-UFGD/Ebserh.

"Parabenizo a instituição HU-UFGD/Ebserh e a equipe multiprofissional pela abertura do serviço. O tratamento da obesidade é complexo e exige uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar, com um conceito que vai além do tratamento da doença ou sintomas específicos, considerando o ser humano como um todo, envolvendo fatores físicos, emocionais, comportamentais e sociais. A criação deste ambulatório é o início do serviço de cirurgia bariátrica que está sendo implantado em nossa instituição. Sabemos do impacto positivo deste serviço para a nossa população usuária do SUS, sendo a oportunidade de um tratamento especializado no município de Dourados e macrorregião, envolvendo 34 municípios e aproximadamente 850.000 habitantes", finaliza Tiago Amador Correia, gerente de atenção à saúde do hospital.

Veja Também

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo

Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller

Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada

AddThis Website Tools