Geral

Abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2024

Competição é destinada a estudantes de 6 a 19 anos da rede pública ou privada

|
Pedro Henrique Fursts
(Foto: Divulgação)

A  Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) abriu inscrições no início de Abril, com o intuito de incentivar e estimular o estudo da robótica aos jovens e adolescentes, a Olimpíada apresenta novidades nas modalidades apresentadas. A olimpíada é aberta a estudantes de escolas públicas e privadas, cursando o ensino fundamental, médio ou técnico de todo o Brasil. A OBR oferece duas modalidades aos estudantes: A modalidade prática e a teórica. 

A Modalidade Prática acontece em dois formatos: Presencial e virtual. No formato Presencial é apresentado uma nova categoria nesse ano, A Robótica Artística. Nessa categoria, os alunos são orientados a formarem equipes e desenvolverem uma apresentação, que envolva performances, como show, teatro, mágica, entre outros, juntamente a um robô autônomo que deverá interagir durante a apresentação. 

A outra categoria já conhecida pelos estudantes é chamada de modalidade de Resgate, nessa modalidade os alunos tem o dever de desenvolver um robô que fará uma prova prática, e nela, consiga resgatar “vítimas” em um ambiente simulado. A modalidade presencial acontece através de competições regionais e estaduais que classificam equipes de estudantes a uma final nacional,  que acontecerá em Outubro, na cidade de Goiânia, em Goiás. A equipe vencedora conquista uma vaga para o mundial de robótica, o RoboCup, em 2025.

(Foto: Divulgação) 

Na modalidade Prática Virtual, os estudantes possuem duas opções de categoria. A primeira é a Apresentação,  nessa categoria as equipes demonstram, em vídeo, um projeto de robô de resgate desenvolvido pela equipe, que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica.

A outra categoria oferecida, é a categoria Simulação, na qual os estudantes montam e programam um robô virtual que precisa realizar o resgate de vítimas em uma situação de desastre.

A Modalidade Teórica é composta por uma prova escrita que pode ser aplicada na escola do aluno ou de forma híbrida. Nela, o estudante concorre com sua nota, a uma disputa de medalha e pode usufruir dela para ingressar em uma universidade pública,  sem a necessidade de prestar vestibular. Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder se inscrever na Modalidade Prática.

(Foto: Divulgação) 

As inscrições são gratuitas, e devem ser realizadas por um professor da instituição de ensino. Cada modalidade possui um prazo diferente para inscrição.


Calendário de Inscrições:

Modalidade Teórica:

Até 10/05/2024


Modalidade Prática Presencial

Até 10/05/2024


Modalidade Prática Virtual

Até 30/06/2024

A OBR 2024 tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e  Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

A inscrição pode ser feita através do site da OBR: https://obr.robocup.org.br/  
 

Veja Também

Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele

Avaliação positiva dos usuários do Hospital Regional atinge 76%

Confira cinco atividades físicas para iniciantes

PMA flagra pesca predatória durante o período de defeso e aplica multas a infratores