Diário Digital
 
Geral

Abertas inscrições para programa acolhimento de crianças e adolescentes

Só em Campo Grande mais de 50 crianças foram acolhidos por meio do programa nos últimos seis anos

|
Redação
AddThis Website Tools
Só aqui em Campo Grande mais de 50 crianças foram acolhidos por meio do programa nos últimos seis anos (Imagem: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e o Núcleo do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, abriu as inscrições para as famílias que desejam participar do cadastramento para acolher crianças e adolescentes que foram afastados do seu convívio familiar.

O acolhimento dessas crianças e adolescentes precisa ser assistido pelo Judiciário, que obriga que a frequência do acolhido na escola, ter amparo familiar e desenvolvimento social, até que seus pais ou responsáveis tenham condições de recebe-lo de volta.

Os interessados em receber essas crianças no seu ambiente familiar, deve realizar uma capacitação, que deve ocorrer agora em março, para que estejam aptos para lidar com os acolhidos.

Para se inscrever no programa, é preciso ter entre 21 e 60 anos e não ter intenção de adoção. A família acolhedora conta com uma ajuda de custo, no valor de um salário mínimo mensalmente por cada acolhido.

O Programa permite que a criança tenha contato com a família biológica, para que o laço parental não seja perdido, visto que o vinculo nas famílias acolhedoras pode ser encerrado. A principal vantagem do programa é a possibilidade de dar um atendimento individualizado, com uma família organizada e estruturada.

As famílias acolhedoras são pessoas da comunidade, habilitadas e acompanhadas pela equipe técnica de assistência social, psicólogos e o Poder Judiciário, recebendo a guarda provisória do acolhido com o dever de garantir suas necessidades básicas, como escola, cuidados médicos, alimentação, vestuário e lazer. O acolhido pode ficar com a família por um período de até 18 meses.

Só aqui em Campo Grande mais de 50 crianças foram acolhidos por meio do programa nos últimos seis anos. Em 2023, o programa atendeu 11 crianças e adolescentes, em 9 famílias. Também foram realizadas 96 visitas domiciliares.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482 no ramal 6451 ou pelo celular (67) 99668-1448 

Veja Também

Motoristas poderão pagar IPVA em atraso na hora da abordagem no trânsito

Projeto exige sala especial para mulheres que sofreram aborto espontâneo

Capital receberá a maior autoridade em Krav Maga da América Latina

TRT/MS promove evento sobre inclusão de indígenas no mercado de trabalho

AddThis Website Tools