Diário Digital
 
Geral

Abastecimento de água sofre impactos da estiagem

Concessionária já colocou em ação medidas como a utilização de novos poços de água

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

O serviço de abastecimento de água está sofrendo os impactos da estiagem em Campo Grande. A oscilação no fornecimento continua atingindo várias regiões nesta quinta-feira, 17 de Setembro. A concessionária Águas Guariroba informou que está adotando ações neste período crítico de calor e estiagem

A empresa está atendendo demandas de moradores conforme as solicitações. Na explicação da empresa, as temperaturas elevadas, somadas ao clima seco e baixa umidade tem contribuído constantemente para que o consumo de água aumente muito.

Conforme a empresa, além do clima, a ocorrência de fatores externos como queimadas, oscilações de energia e furtos de cabos nas estações também podem afetar as operações.

“Para minimizar o impacto deste cenário à população, a concessionária já colocou em ação medidas de contingenciamento que possibilitam a utilização de água de outras fontes e também a operação de novos poços profundos de água”, informou a empresa.

As medidas incluem de forma temporária novas fontes de captação de água e utilização de transporte por caminhão pipa até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba, sendo deliberado por lei em situações de emergência, como é o caso de MS.

A Águas Guariroba ativou nos últimos meses dois novos poços para ampliar as ações de abastecimento em Campo Grande. Os novos poços, sendo um no bairro Pioneiros e outro no bairro Paulo Coelho Machado, foram projetados para ampliar os trabalhos de fornecimento de água na Capital.

Com uma vazão de produção de água de mais de 350 m³/ hora, o poço do Pioneiros beneficia mais de 20 bairros da Capital, atendendo 90 mil moradores da região, direta, e indiretamente. Já o Poço do Paulo Coelho, com uma vazão de aproximadamente 200 m³/ hora, beneficia 17,5 mil residências da região direta e indiretamente.

Historicamente o consumo aumenta em torno de 15% durante o período de estiagem, mas este ano já se registra um consumo na ordem de 22% acima da média, considerando o mesmo período do ano passado. Não há possibilidade de racionamento de água em Campo Grande.

A concessionária tem emitido comunicados reforçando também a importância do consumo consciente, principalmente durante a pandemia, utilizando as reservas de caixas d’água para atividades essenciais.

O sistema de abastecimento de Campo Grande é monitorado pela concessionária através do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia para manter a regularidade do fornecimento de água para a população.

Serviço - A Águas Guariroba informou que está à disposição da população através de seus canais de atendimento: 0800 642 0115 (24 horas) ou pelo Whatsapp 9 9123 0008 (de segunda à sexta, das 07h às 22h).

Veja Também

Projeto Juliana Marins disciplina translado de brasileiros mortos no exterior

Servidores do Procon serão orientados sobre funcionamento do Juizado Especial

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica em Amambai

AddThis Website Tools