AACC/MS e Famasul combatem câncer infantojuvenil no interior
Em agosto, o programa passa por Iguatemi, Santa Rita do Pardo, Batayporã e Rio Negro

A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) e o Sistema Famasul assinaram um termo de cooperação técnica para ampliação do atendimento de crianças e adolescentes nas ações do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS, em todo o Mato Grosso do Sul, a partir deste ano.
Por meio da parceria, os casos suspeitos de câncer infantojuvenil identificados nas ações do programa serão encaminhados para a AACC/MS, que dará seguimento aos tratamentos no CETOHI, Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil. Além disso, a associação deve oportunizar capacitações aos profissionais de saúde do Senar/MS voltadas ao diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, com o objetivo de formar o profissional para os principais sinais e sintomas da doença e suas especificidades, colocando-os como membros integrantes da rede de oncologia pediátrica.
No final de julho, aconteceu a 122ª edição do Saúde do Homem e da Mulher Rural, em Anastácio. Foi a primeira vez que o programa de atendimento pediátrico focado na detecção e prevenção do câncer infantojuvenil foi incluído, graças à colaboração da AACC/MS, capacitando os profissionais de saúde do Senar/MS.
Em agosto, as cidades de Iguatemi, Santa Rita do Pardo, Batayporã e Rio Negro devem receber o programa. A meta é levar esse cuidado a 27 municípios, realizando cerca de 20 atendimentos em pediatria e beneficiando aproximadamente 540 pacientes.

Combate - A parceria AACC/MS e Sistema Famasul/Senar pode ter um grande papel no combate ao câncer infantojuvenil. Regina Filipini explica que essa cooperação deve intensificar a campanha no interior do estado, uma vez que toda a equipe do programa será capacitada para identificar os principais sinais e sintomas do câncer, suas especificidades e principalmente como proceder.
“Tendo a AACC/MS e o CETOHI como referência, dando todo suporte necessário, conseguiremos agilizar os encaminhamentos e encurtar os caminhos até o tratamento. Pois sabemos que o diagnóstico precoce, pode aumentar as chances de cura”, pontua.
Sinais e sintomas - A AACC/MS aproveita a oportunidade para divulgar quais são os sinais e sintomas do câncer infantjuvenil. Ter esse conhecimento pode salvar vidas. Confira quais são:
perda de peso;
manchas roxas;
sangramento pelo corpo sem machucado;
febre prolongada de causa não identificada;
vômitos acompanhados de dor de cabeça;
diminuição da visão ou perda de equilíbrio;
dores nos ossos ou nas juntas, com ou sem inchaços;
caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga;
crescimento dos olhos, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.
Se você perceber qualquer um desses sinais e sintomas em alguma criança, procure ajuda médica. O diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Veja Também
Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio