Geral

Hoje é dia mundial do chocolate!

Arquiteto Luis Pedro Scalise une Arte e Gastronomia em quadros feitos de chocolate

|
Paula Fernandes
Foto: Arquivo R7

Tudo o que você realmente precisa é de amor, longas gargalhadas e um bom chocolate (Clarice Lispector)

Você conhece alguém que não goste de chocolate? Pode ser uma missão quase impossível encontrar uma pessoa indiferente a essa guloseima feita à base de cacau. E não importa como é servido. Seja no formato de barra, bombom, líquido, brigadeiro ou compondo receitas de bolos, sorvetes, mousse e tortas... Não há limite para degustar. É uma paixão praticamente unânime.

E os benefícios propagados também animam. O que se sabe é que comer chocolate alivia o estresse, combate a ansiedade, melhora o humor já que impulsiona a liberação de serotonina, é fonte de energia e ajuda no raciocínio.

E tem mais: o chocolate é muito usado também na indústria de cosméticos. Já ouviu na hidratação de chocolate para cabelos? No leque de produtos tem muitos cremes corporais, maquiagem e perfumes. O cheirinho adocicado encanta muitos olfatos.

 Mas também há uma outra inspiração que o usa o chocolate: o de obra de arte. E não precisa ir muito longe porque aqui mesmo em Campo Grande tem um chocolatier que é um artista plástico. O renomado arquiteto Luis Pedro Scalise, mundialmente conhecido pelos seus projetos arquitetônicos e de decoração, faz telas exclusivas usando o chocolate.

Antes de consolidar sua carreira como arquiteto, Luis Pedro fez cursos de chocolatier na França e na Itália. “Sou chocólatra e também sempre fui muito ligado à Arte. E com o chocolate também é possível desenvolver peças artísticas. Tem muitos artistas que inclusive fazem esculturas de chocolate”, ressalta. Logo que se formou, em 1988, abriu uma loja de chocolates em Campo Grande. Mas a lida com esse doce memorável acabou ficando de lado para se dedicar à trajetória na Arquitetura levando seus projetos para todos os cantos do Brasil e do mundo.

A pausa só aconteceu com a pandemia. Como todo mundo, ficou mais tempo em casa e voltou a fazer chocolate. Primeiro foi para agradar a família, depois a criatividade fervilhou e criou projetos para presentear com chocolate. “O chocolate me permitiu aliar a Gastronomia e a Arte”, pontua Scalise. Primeiro foram caixas com temas de borboletas pintadas à mão e contendo chocolates para o Dia das Mães. Em seguida veio o “Libélula e Borboleta, eternizando o amor” para o Dia dos Namorados.

Trata-se de uma coleção de quadros, também pintados à mão e com iniciais dos namorados, onde a moldura é toda feita de chocolate. Embaixo dela, foi colocada uma outra estrutura para que tela seja pendurada na parede após o doce ser consumido. Foram 100 quadros exclusivos que esgotaram rapidamente dando inspiração para uma terceira etapa, desta vez intitulada “Orquídeas do Pantanal”.

Novamente são mais 100 quadros de uma série retratando a delicadeza e as cores dessa flor que encanta tanto quanto o chocolate. “Faço todo processo prezando pela qualidade, desde a torração das sementes de cacau até a temperagem. É um chocolate muito puro, pois não uso conservante nem gordura hidrogenada e nem parafina. É muito diferente do industrializado”, pontua Scalise.

E o chocolate também é muito lembrado na hora de celebrar. Para aniversários, datas comemorativas e especiais chocolate é um presente sem erro. Quer saber mais sobre os quadros de chocolate? Basta acessar o Instagram de Luis Pedro Scalise ou no telefone 9.9922-1400.

Veja Também

Programa domiciliar evita amputação e idosa comemora cura ao lado do prefeito

Prefeitura de Dourados forma agentes em curso de motociclista batedor

TJMS mantém condenação de fabricante por acidente causado por defeito em bicicleta elétrica

Sefaz orienta empresas sobre transição ao novo sistema nacional de NFS-e em 2026