Diário Digital
 
Geral

Operação prende acusados de tráfico na fronteira

Na ação foram apreendidos dólares, carros e diversos celulares

|
Redação
AddThis Website Tools
Quatro pessoas acusadas de tráfico foram presas durante a operação (Foto: Divulgação/Ponta Porã News)

Na manhã desta terça-feira, 6 de Julho, pelo menos quatro pessoas acusadas de tráfico foram presas durante a Operação da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai em Pedro Juan Caballero. Eles estão sendo acusados por envio de grande quantidade de entorpecente para o Brasil e pelo menos quatro locais foram localizados como esconderijo de maconha e moradia.

A investigação teve inicio ano passado na Operação Gredos, na qual, investigava a forma de organização da quadrilha desde o plantio da maconha, a negociação com organizações criminosas brasileiras e o envio do entorpecente para vários estados.

Durante a ação, o brasileiro Celso Nei Mendes dos Santos de 38 anos de idade, acusado pelas autoridades paraguaias de ser a pessoa que bancava financeiramente todo o esquema.

O paraguaio, Júlio César Cáceres Espínola de 36, é apontado como o responsável por toda a logística da quadrilha ao lado também de Willian Ramón González de 28 anos.

Já o intermediário entre a quadrilha e as organizações criminosas do Brasil, foi apontado como sendo Eugênio Gómez Jara de 68 anos. Ele mantinha contato com os compradores e fazia o trabalho intermediário até a droga chegar aos compradores.

Com a investigação, o serviço de inteligência descobriu que a quadrilha estava concentrada na área rural das Colônias de Maria Auxiliadora e Santa Clara, onde a droga era cultivada e depois enviada ao Brasil em veículo preparados com fundos falsos para ocultar o entorpecente.

Foi montada uma barreira na região e os condutores de uma camionete modelo Toyota e uma Nissan, não obedeceram a ordem de parada e fugiram abandonando os carros carregados com cerca de meia tonelada de maconha em uma plantação de milho.

Na investigação pelo menos cinco pessoas foram presas utilizando motocicletas para transportar a droga.

Na data, o brasileiro Celso foi preso em uma residência. No local, foram aprendidos R$ 53 mil e 4.200 dólares. Também foram apreendidos carros e diversos celulares que são periciados.

A SENAD denominou o trabalho desta terça-feira (6) como Operação Reflexo.

(Com informações Ponta Porã News)

Veja Também

Núcleo de Promoção da Igualdade Racial fortalece combate ao racismo

Em obras, CRS Aero Rancho mantém atendimento no prédio em anexo

Férias na Biblioteca oferece programação lúdica e gratuita para crianças

Projeto busca padrinhos para crianças corumbaenses em acolhimento

AddThis Website Tools