Expogrande 2025 será em Abril e celebrará 35 anos da feira
Estão confirmados shows de Matogrosso & Mathias e Chitãozinho & Xororó, e rappers
A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) lançou a Expogrande 2025 para a imprensa sul-mato-grossense. O evento contou com a presença da diretoria da entidade. Ao fazer uso da palavra, o presidente da associação, Guilherme de Barros Bumlai, fez uma breve retrospectiva da edição 2024 da feira agropecuária, que recebeu mais de 114 mil visitantes em 11 dias, movimentando, com 20 leilões de gado e equinos, cerca de R$ 576 milhões, números que devem ser pelo menos repetido na edição de 2025, que será de 3 a 13 de Abril.
Em relação a 2023, a Expogrande deu um salto este ano de 464% em faturamento, "resultado que coloca a Expogrande definitivamente entre as maiores feiras do agro brasileiro", afirmou Bumlai.
Em 2024 o foco da Acrissul foi em realizar uma Expogrande Sustentável. Para isso, a associação firmou convênios, com apoio de assessoria ambiental, conseguindo com que a feira neutralizasse 25 toneladas de carbono, com destinação correta de resíduos. "Além disso, iniciamos um projeto de rumo lixo zero, conseguindo atingir 74,1% de desvio de materiais do aterro sanitário".
Bumlai lembrou que o agro representa quase 30% do PIB de Mato Grosso do Sul, impulsionando a economia do Estado. A industrialização atualmente experimentada pelo MS numa nova fase também se utiliza da matéria-prima da agropecuária, como nos projetos de celulose, biocombustíveis e citricultura, sem falar do parque industrial frigorífico já instalado no Estado.
Campanha de valorização da carne - Mato Grosso do Sul detém o título de carne bovina de maior qualidade no Brasil. Graças aos investimentos dos criadores, afirmou Bumlai, em melhoramento genético, em cruzamento industrial, integração com outras culturas, sanidade, nutrição e manejo.
A Acrissul aproveitou a oportunidade para lançar o selo de uma campanha que será promovido junto com os supermercados, para levar a mensagem de que em Mato Grosso do Sul se produz uma carne de qualidade, pensando principalmente com sustentabilidade e obedecendo rigorosamente os padrões sanitários. "Recentemente enfrentamos uma guerra comercial protagonizada pela França – a quem temos que agradecer – porque graças a ela produtores, frigoríficos, lideranças ruralistas e políticas se uniram para defender a qualidade da carne produzida no Brasil, com rigorosos padrões ambientais e sanitários", ressaltou Bumlai.
Expogrande 85 anos - Para Guilherme Bumlai, a Expogrande 2025 deve pelo menos manter os padrões criados na edição de 2024 da feira agropecuária, com a implantação de grandes mudanças, "mas estamos empenhados em realizar uma feira cada vez maior, cada vez melhor para todos que aqui visitam". O mote da campanha da Expogrande 85 Anos é "Unindo a história do agro com a sua".
O mote foi escolhido pelo fato de que o Estado tem a sua principal vocação no agronegócio. "Cada cidadão sul-mato-grossense ou tem a sua história ligado ao agro ou tem uma história ligada à Expogrande", comparou o presidente da Acrissul.
Para o próximo ano a Acrissul vai repetir o mesmo modelo da Expogrande implantado em 2024. A área de shows vai continuar no mesmo local, assim como a pista de julgamentos totalmente reformada. A primeira Expogrande foi promovido em 1933.
Em 2025 a previsão é de que haja uma participação mais maciça de toda a nova agroindústria que está se desenvolvendo em Mato Grosso do Sul. Entre expositores comerciais e de animais, a expectativa é de esse número seja superior a 250.
As raças nelore mocho, padrão e pintado terão uma etapa nacional de julgamento na Expogrande de 2025.
Os leilões confirmados até agora já são de pelo menos 20 certames, o que já supera os 17 realizados em 2024, quando o faturamento chegou a R$ 20 milhões com a comercialização de 5 mil animais.
Na parte técnica da feira, o Circuito de Palestras Showpec trará novamente nomes importantes do cenário nacional, para difundir conhecimento aos produtores, permitindo a troca de experiências nesse grande network a céu aberto que se transforma a Expogrande durante seus 11 dias de realização.
Para 2025 já estão confirmadas a participação das raças de cavalo pantaneiro, árabe, crioulo e quarto de milha, com provas de morfologia, ranch sorting, laço, mangueira e paleteada.
O Projeto Fazendinha retorna no próximo ano no mesmo local, onde recebeu mais de 10 mil pessoas, entre adultos, crianças, estudantes. mostrando a preocupação da Acrissul em promover atividades voltadas para a família sul-mato-grossense e também criar essa conexão entre os visitantes e a lida do campo, para mostrar a importância do trabalho desenvolvido no setor rural e do agronegócio.
A Acrissul trará para o parque de diversões do ano que vem uma grande atração, que será a roda gigante no Parque de Exposições. No setor da alimentação, Guilherme Bumlai anunciou a vinda dos restaurantes Farina, Old Sheep Stake Bar e a Fazenda Churrascada.
Shows e entretenimento - Para 2025 haverá o retorno do tradicional Baile do Fazendeiro, que será realizado na primeira sexta-feira da Expogrande, no tatersal de elite 1 da Acrissul. Para o ano que vem a cerveja oficial da Expogrande será a Amstel.
Durante o lançamento foram anunciadas algumas atrações para 2025 pelo empresário da Duts Entretenimento, Eduardo Maluf. A Acrissul vai manter os dois domingos da Expogrande com a tradicional entrada gratuita para o público.
Entre os shows anunciados estão os nomes das duplas sertanejas Matogrosso & Mathias, Chitãozinho & Xororó e Hugo e Guilherme. Outro destaque do evento é um dia dedicado à música trap com apresentações dos rappers Matuê, Teto, Wiu e Brandão.
Atrações musicais da Expogrande 2025:
3 de abril - Matogrosso & Mathias
4 de abril - Matuê, Teto, Wiu, Brandão
5 de abril - Chitãozinho e Xororó
11 de abril - Atração ainda não divulgada.
12 de abril - Hugo e Guilherme; Vh e Alexandre.
Veja Também
Em ação conjunta, PRF, FICCO do PR e SP apreendem 219 Kg de cocaína em São Paulo
Cezário deixa presídio após sofrer um AVC
Empresário de 50 anos é preso suspeito de furtar energia elétrica na Capital
Chorando réu relembra noite trágica que resultou na morte da namorada