Embrapa participa da Expoagro 2023 com destaque na produção agropecuária
Participantes vão obter informações sobre as mudanças climáticas e quais os seus impactos
A Embrapa participa da 57ª Expoagro, que acontece de 12 a 21 de maio, em Dourados (MS) com tecnologias e informações sobre diversos temas. Nesta edição, os participantes vão obter informações sobre as mudanças climáticas e seus impactos na agricultura regional, piscicultura, conservação de forragens e sistemas de produção integrados.
As atividades, com participação da Embrapa Agropecuária Oeste, terão início no Simpósio de Agricultura, na segunda-feira, 15 de maio. O Simpósio é uma realização do Grupo Plantio na Palha (GPP) e do Sindicato Rural de Dourados. Neste evento, o analista da Embrapa Agropecuária Oeste, Engenheiro Agrônomo, Gessí Ceccon, vai proferir palestra sobre “Renovação de pastagens em solos arenosos”, às 8h45. O pesquisador Crébio José Ávila vai participar no período vespertino, às 14h10, falando sobre “Manejo de lagartas na soja convencional e Bt”.
Piscicultura – Na quarta-feira, 17 de maio, a equipe do Laboratório de Piscicultura participa do Dia de Campo da Piscicultura, que está sendo realizado pelo Senar/MS e Sindicato Rural. Ela estará presente no giro tecnológico da Estação 1 - Indicadores de impacto na produção de pintado, redondos e tilápia. O Dia de Campo acontece na Fazendinha e começa às 8h30.
Ovinocultura – A Unidade também terá participação no Dia de Campo - Ovinocultura: Práticas de baixo custo e alto impacto sobre a produtividade de rebanhos de ovinos. Na ocasião, a pesquisadora Marciana Retore estará presente na Estação 2, intitulada “Produção de feno e silagem para conservação de forragens”. O evento é uma realização do SENAR/MS, UFGD e Sindicato Rural. As atividades acontecem na fazendinha e começam às 13h30.
Mudanças climáticas – Na sexta-feira, 19 de maio, durante a manhã, a Embrapa Agropecuária Oeste e Sindicato Rural de Dourados realizam o Painel sobre “Estratégias para convivência com adversidades climáticas”. Essa atividade faz parte das atividades comemorativas aos 50 anos da Embrapa e terá como destaque a participação de especialistas renomados de outras Unidades da Embrapa, que vão apresentar detalhes e esclarecimentos relacionados às Portarias que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou no dia 26 de abril, atualizando o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja em dez estados brasileiros, inclusive em Mato Grosso do Sul.
O painel será realizado das 8h às 11h. A primeira palestra será sobre a “Ecofisiologia da soja e mitigação de estresses climáticos”, ministrada por José Salvador Simoneti Foloni, pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR). Em seguida, José Eduardo Boffino de Almeida Monteiro, pesquisador da Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP), falará sobre o “Uso do zoneamento agrícola para redução de riscos climáticos”. Posteriormente, Júlio César Salton, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, abordará o tema sobre Uso de práticas agrícolas para minimizar riscos climáticos.
A última apresentação será feita pelo produtor rural de Itaporã (MS), e Engenheiro Agrônomo, Otávio Vieira de Melo, que irá compartilhar suas experiências enfrentadas diante dos desafios climáticos e as estratégias que adotou em sua propriedade para mitigar os impactos negativos. Para finalizar o painel, uma mesa redonda será moderada por Claudio Lazzarotto, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.
Veja Também
Expoagro inicia com grande expectativa de negócios e de público em Dourados
Bombeiros socorrem menina que colocou miçanga no nariz em fazenda no Pantanal
Mulher sofre aborto e acaba morrendo após ser espancada pelo marido em MS
Vídeo: Assaltantes invadem residência na Capital e levam mais de R$ 50 mil joias