Entretenimento

Prefeita da Capital apresenta“Cidade do Natal” ainda em obras

Tradicional ponto turístico tem prédios históricos, presépio, roda gigante e outras atrações

|
Pedro Santos
Novas fachadas históricas (Foto: Luiz Alberto)

O Diário Digital acompanhou o tour da “Cidade do Natal” oferecido pela Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, apresentando as novidades de um dos pontos turísticos mais conhecidos da Capital. Depois de três anos, a “cidade” é reaberta com nova decoração, misturando o natal e a história de Campo Grande, dando nostalgia a quem reconhece as referências arquitetônicas. Entretanto, no local, as obras ainda estão em andamento.

Fachadas que lembram a história da Capital (Foto: Luiz Alberto)

Ao invés das  tradicionais casas nórdicas natalinas, agora, a “Cidade do Natal” conta com prédios históricos da Capital sul-mato-grossense. Entre as novas fachadas estão: Morada dos Bais, Casa do historiador Paulo Coelho Machado, Hospedaria Ramalho, Colégio Oswaldo Cruz, Hotel Americano, predinhos da antiga 14 de Julho e Dom Aquino. Além disso, a fachada da entrada faz referência à antiga Estação Ferroviária Noroeste do Brasil, atribuída como principal razão para o rápido desenvolvimento de Campo Grande.

Praça de alimentação renovada (Foto: Luiz Alberto)

“Nós queremos conectar o povo com a sua história. Relembrar essa riqueza. As crianças poderão acompanhar aquilo que viram na escola. Tudo isso foi feito com muito carinho para eles. É a oportunidade de celebrar o natal, mas também rememorar a história da nossa Capital”, salientou Adriane Lopes.

Prefeita Adriane Lopes e público (Foto: Luiz Alberto)

Segundo a prefeita, o natal foi iniciado em Campo Grande nesta segunda-feira (12/12) com o show do Patati e Patatá na Capital. Porém, a “jóia” natalina é a “Cidade do Natal”. Na Cidade do Natal haverá  shows com atrações regionais e nacionais durante os 30 dias de funcionamento: do dia 15 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023. 

O público esperado, segundo Adriane Lopes, é de mais de 400 mil pessoas, entre campo-grandenses, do interior do MS e dos países vizinhos: Paraguai e Bolívia. O número é quase 3 vezes maior do que o da última abertura da Cidade do Natal. Em 2019, foram 150 mil pessoas que passaram pelo ponto turístico. “É um natal de muita esperança. Este aqui será um ponto de encontro para todos”, destacou a prefeita.

Adriane Lope e o guia do tour (Foto: Luiz Alberto)

Obras ainda ocorrendo no local - Durante o tour, a quantidade de trabalhadores da construção correndo contra o tempo também chamava a atenção. A Cidade do Natal conta com um novo atrativo: cinema. A construção verde, segundo a prefeita, lembra o antigo Cine-Teatro Alhambra, com um grande painel, onde serão passados filmes infantis. A construção verde estava sendo finalizada durante a apresentação da cidade natalina. 

Cinema sendo pintado (Foto: Luiz Alberto)

Ao lado da casa do papai noel havia alguns pedreiros e canos de ferros no chão. Do lado de fora, logo na fachada ferroviária, a rua era pintada de preto e um palco seguia em processo de montagem. 

Materiais de construção soltos no local (Foto: Luiz Alberto)
Casa do Papai Noel (Foto: Luiz Alberto)
Fachada ferroviária ainda em finalização (Foto: Luiz Alberto)

Antigas atrações que seguem - Apesar de muitas novas construções, a clássica Casa do Papai Noel e a Roda Gigante estão mais uma vez na composição da “Cidade do Natal”. A entrada da Roda Gigante será gratuita. 

Roda Gigante (Foto: Luiz Alberto)

Em relação a Casa do Papai, foi ricamente decorada, cheia de "espírito natalino". Árvores de natal, cores vermelha, amarela e branca, sofás, poltrona do Noel, pisca-pisca, bolas natalinas brilhantes, a cozinha e o quarto do papai, e um pequeno presépio no meio da sala. Tudo isso pode ser encontrado na Casa do Papai Noel.

Interior da Casa do Papai Noel (Foto: Luiz Alberto)
Cozinha da casa (Foto: Luiz Alberto)

Presépio central - Quem se lembra daquela grama verde redonda que fica no meio das duas pontas da Cidade do Natal? Pois é. Agora, há um enorme presépio sobre o nascimento de Jesus Cristo no meio da “cidade”. 

Presépio no centro da “cidade” (Foto: Luiz Alberto)

Logo na entrada, já se depara com a nova construção. A prefeitura chamou atenção também para uma oliveira de 200 anos, enfeitada com luzes.

Oliveira de 200 anos, um “símbolo natalino”, segundo Adriane (Foto: Luiz Alberto)

 

Oportunidade de renda extra - O ponto turístico natalino, após 3 anos fechado e 2 de pandemia, renasce como uma oportunidade para aqueles microempreendedores que tanto esperavam para dar um fôlego em suas vendas. 

Jéssica, de 22 anos, que vende brinquedos eletrônicos no local com a família, disse que a esperança “é boa”. “Depois de 2 anos de pandemia, era isso que a gente estava precisando. Foram dois anos de muito aperto. Esse daqui é um comecinho pra gente dar uma melhorada em 2023”, explicou a jovem. 

Jéssica. de 22 anos (Foto: Luiz Alberto)

Os donos do Food Truck Choripan entendem que a abertura da cidade será “uma grande festa com muitos frutos”. “A gente espera a mais espetacular venda do ano. Estamos com expectativa a mil. A Cidade do Natal tá linda e nós vamos aproveitar este momento”, definiram os sócios. O Choripan Food Truck vende o tradicional sanduíche argentino, sendo pioneiro na cidade. Porém, o “choripan” leva o toque do Mato Grosso do Sul.


 

Equipe do Choripan Food Truck (Foto: Luiz Alberto)

 



 


 


 


 


 


 


 

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

Evento de ciclismo movimenta o final de semana na Capital

Museus do Estado contam com programação variada em diversos pontos

Nesta quarta-feira Palco Sesc tem folk e música regional com Raphael Vital

Jornalista assume segunda temporada do reality show na Record TV