Simula Saeb aplica avaliação nacional para alunos da Reme
Nos dias 5 e 6 de julho, acontecem as provas do Simula SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, aos alunos doz 5º e 9º anos
Nos dias 5 e 6 de julho, acontecem as provas do Simula SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, aos alunos doz 5º e 9º anos. O simulado tem objetivo de preparar os estudantes para a avaliação nacional, que será aplicada em outubro.
Nesta quarta-feira, as provas aplicadas são de Língua Portuguesa. Na quinta-feira, os alunos do 9º ano farão provas de Matemática e do 5º ano, Matemática e Ciências. Ao todo, são 14.750 alunos que fazem o Simula SAEB em dois dias.
Nesta quarta-feira (5), na Escola Municipal Professora Oneida Ramos, 128 alunos do 5º ano matutino e vespertino, fazem o Simula SAEB. Laís Gabrielle de Souza Batista, de 11 anos, é uma delas. “Eu estudei bastante, estou ansiosa, mas confiante para a prova. Esses simulados podem ajudar no meu futuro, para ter mais conhecimento”.
Segundo a diretora da unidade escolar, Gisele Teixeira, a partir dessas avaliações, os alunos conseguem ter mais segurança para o Simulado nacional. “Já foram aplicados dois simulados Reme e agora o Simula SAEB. Avalio como positivas essas provas porque tira o receio dos alunos, o medo, e ajuda para que possam fazer a prova oficial mais seguros”.
Da Escola Municipal José Dorileo de Pina, a aluna do 9º ano, Isabelle Pereira, considerou fácil o Simulado. “Como já fizemos outros simulados este ano, fica mais fácil de entender também como preencher o gabarito. Acho que me saí bem na prova de hoje, porque tinha bastante texto e eu gosto de ler”.
Na Escola Municipal Iracema Maria Vicente, de tempo integral, 100 alunos do 5º ano, divididos em quatro turmas, fazem o Simula SAEB. Conforme a diretora da unidade, Crys Vieira de Oliveira Dutra, os alunos estão mais habituados a fazerem simulados. “Já estão se acostumando a preencher os gabaritos pelos outros dois simulados. A gente orienta, explica como vai ser o Simulado e isso dá uma diminuída na ansiedade deles”.
O aluno da unidade, Leonardo Ferreira da Silva, de 10 anos, sabe que é importante não faltar em dia de simulado. “Eu sei que é fundamental eu ter o conhecimento da matéria para fazer as provas e o simulado serve para saber onde tenho mais dificuldade de aprendizagem”.
A colega de classe de Leonardo, Laís Valim Pero, diz ter achado fácil as questões do Simula Saeb. “O Simulado nos ajuda a identificar nossas dificuldades e testar nossos conhecimentos. Eu acho importante fazer todas essas provas”.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a matriz trabalhada no Simula SAEB tem conteúdos diferentes dos Simulados Reme. “A que estamos trabalhando do simulado geral tem os conteúdos bimestrais, já o Simula SAEB tem os mesmos conteúdos utilizados na avaliação nacional. O aluno está vivenciando na íntegra essa aplicação do SAEB que vai acontecer em outubro, trazendo a preparação e isso tem que vir com bom índice de qualidade e recursos vindo para o município, para a formação continuada e para o pedagógico”.
O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Veja Também
Enem: confira a cartilha da redação e tire suas dúvidas
Campo Grande alcança 97,09% em taxa de alfabetizados
Fies tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira (18)
Governo de MS institui programa e selo de inclusão étnico-racial