Projeto que promove leitura de forma itinerante chega às escolas da Reme
Evento tem objetivo de transformar um veículo (furgão) em uma biblioteca itinerante
De maneira itinerante o BookTruck, uma van repleta de livros e conhecimento saiu de Porto Alegre e está de passagem pela Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, localizada no Parque do Lageado, em Campo Grande. A atração veio para trazer cultura e conhecimento aos alunos do 1º ao 5º ano, nesta segunda-feira (25).
Na unidade escolar, 1,4 mil alunos tiveram acesso ao projeto incentivado pela Lei Rouanet e lançado em 2018. Esta é a segunda vez que a escola tem a oportunidade de receber o projeto, sendo que a primeira, foi há cinco anos. Neste retorno, a biblioteca itinerante fez a doação de 80 livros novos infantis e infantojuvenis para a unidade.
Uma das incentivadoras do BookTruck, a bibliotecária Kátia Lindiman, percorre o país junto com Sérgio André Alves da Silva, ator que faz teatro de animação e interpreta o Joca, um jumento que não gosta de ser chamado de burro e entretém a garotada.
“Nós começamos a rodar o país em 2018 e o pontapé inicial foi aqui nesta escola. Voltamos depois de cinco anos e desta vez, ainda na Capital, vamos visitar a Escola Municipal Senador Rachid Saldanha. Nosso foco é levar conhecimento e leitura para comunidades carentes, porque projetos como este, demoram chegar a quem mais precisa. O livro não transforma ninguém, mas quando você lê, você se transforma”, disse Kátia.
Eduardo Benjamin de Lima Silva, de 7 anos, aluno do 1° ano está em fase de alfabetização e comentou que gosta muito de livros. “Eu gosto de ler livros com desenhos, me divirto muito com as histórias e aprendo brincando”.
Já o aluno João Lucas da Silva de Oliveira, de 8 anos, também gosta muito de ler, mas seu interesse maior é por gibis. “Gosto de todos os gibis, neles tem bastante imagens e ler faz a gente viajar na imaginação”.
Quem também gosta de gibi é Manuela Carvalho Teixeira, de 8 anos. “O gibi é fácil de ler, tem bastante desenho, então a gente consegue entender melhor a história”.
A superintendente de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Clarice Cassol, participou do evento e disse que a leitura transforma vidas. “É através dos livros que a gente viaja, conhece mundos diferentes, aprende a interpretar e a interpretação faz parte do nosso dia a dia, está até na matemática”.
Segundo a diretora-adjunta da unidade escolar, Ingrid Brazuna, o projeto é um incentivo a mais aos alunos. “Ter essa oportunidade na nossa escola enriquece culturalmente a vida dos nossos alunos, pois eles aprendem de forma lúdica, é muito bacana”.
O projeto e seu objetivo
O projeto Book Truck – Cultura Pra Todo Lado tem como objetivo transformar um veículo (furgão) em uma biblioteca itinerante, que apresente de forma lúdica a importância da leitura a mais de 40.000 pessoas por onde passar.
O acervo com cerca de 580 títulos consiste em livros de literatura infantojuvenil e adulta a serem disponíveis para leitura no local em diversas comunidades, parques, abrigos, asilos e escolas públicas. O acervo também contempla livros em Braille e falados.
O Book Truck também estimula a contratação de músicos locais para acompanhar na contação de histórias pelas 21 cidades contempladas nas regiões sul, sudeste, e centro-oeste.
Veja Também
Enem: confira a cartilha da redação e tire suas dúvidas
Campo Grande alcança 97,09% em taxa de alfabetizados
Fies tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira (18)
Governo de MS institui programa e selo de inclusão étnico-racial