Novo Ministro da Educação diz que alfabetização infantil é prioridade do MEC
Camilo Santana quer recuperar crianças que não aprenderam a ler e escrever no período pandémico
“Se impõe uma prioridade absoluta nesse país, a de promover a alfabetização de todas as crianças na idade certa”, disse o Novo Ministro da Educação, Camilo Santana, em sua posse na sede do MEC (Ministério da Educação), nesta segunda-feira(2), sobre a situação da alfabetização atrasada das crianças de todo o país.
De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) citados por Camilo, uma em cada três crianças não aprende a ler e escrever na idade certa. Além disso, durante a pandemia, inúmeros pequenos acabaram tendo sua educação básica descontinuada, fazendo com a quantidade de crianças de seis a sete anos que analfabetas aumentasse em 66%, entre 2019 e 2021.
“Ou seja: a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças", disse o novo ministro da Educação, que foi empossado ontem (1º) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro atribui os resultados negativos na área à gestão anterior, do governo Jair Bolsonaro. "O que há de mais valioso para uma nação se desenvolver, que é a educação de seu povo, foi tratado como subproduto."
Ex-governador do Ceará por oito anos (2014-2022) e senador eleito pelo estado, Camilo Santana é formado em agronomia e mestre em desenvolvimento ambiental. Antes de chefiar o executivo cearense, ele foi secretário de Cidades e Desenvolvimento Agrário da gestão do ex-governador Cid Gomes.
Ao montar sua equipe, Santana trouxe consigo outros nomes do Ceará, como a nova secretária-executiva da Educação, cargo número dois da pasta, Izolda Cela, ex-governadora do Ceará, e Fernanda Pacopahyba, ex-secretária de Fazenda do Ceará e que comandará o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ambas foram bastante aplaudidas ao serem mencionadas pelo novo ministro.
Veja Também
Enem: confira a cartilha da redação e tire suas dúvidas
Campo Grande alcança 97,09% em taxa de alfabetizados
Fies tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira (18)
Governo de MS institui programa e selo de inclusão étnico-racial