Educação

Mais de 13 mil faltam ao primeiro dia de provas do Enem 2022 em MS

Taxa de ausência neste ano é superior a de 2021, onde 9 mil não compareceram à prova

|
Victória de Oliveira
Mais de 43 mil estudantes estão inscritos nas provas do Enem 2022 em MS - (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, realizado neste domingo, 13 de novembro, contou com a ausência de mais de 13 mil estudantes em Mato Grosso do Sul. A taxa de abstenção deste ano, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é de 32,2%, superior ao índice registrado em 2021, com 26% de ausentes.

Ao todo, 43.415 estudantes se inscreveram para a realização da prova. Destes, 13.979 estiveram ausentes no primeiro dia de aplicação do exame. No ano passado, 9.625 dos 37.020 inscritos na primeira etapa não compareceram ao concurso. 

A nível nacional, informa o Inep, 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital) compareceram à prova. Entre os presentes, 2.458.504 realizaram as provas em papel, e 32.376, em computador.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, com itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. 

O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital. O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior pública e privada no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Veja Também

Enem: confira a cartilha da redação e tire suas dúvidas

Campo Grande alcança 97,09% em taxa de alfabetizados

Fies tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira (18)

Governo de MS institui programa e selo de inclusão étnico-racial