Educação

Alunos de escola de MS montam cartazes para combater o racismo

Campanha foi pensada após o atacante brasileiro, Vinícius Jr. sofrer racismo dentro do campo

|
Marina Romualdo
Os professores e os alunos durante a "Acolhida" (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Para combater o racismo, os estudantes do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Deputado Carlos Souza Medeiros de Anastácio (MS) realizaram nesta sexta-feira, 23 de Junho, um projeto intitulado de "Acolhida" com a vestimenta totalmente preta e com cartazes com frases – luta contra o racismo é fazer justiça, somos todos iguais e entre outras.

A professora da disciplina Projeto de Vida e Arte, Rosangela Cristina Romualdo, pensou em preparar uma campanha para que os alunos nunca mais esquecessem sobre a luta do racismo. “A escola se solidariza com o episódio que causou uma maior comoção nos últimos dias no mundo do esporte envolvendo o atacante brasileiro, Vinícius Júnior, do Real Madrid”. 

Cartazes sendo produzidos em sala de aula (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

"Desta forma, trabalhei com os estudantes em prol dessa campanha. Se de um lado existem pessoas que apoiam as manifestações do jogador, do outro lado a sala de aula ensina que o trabalho antirracista é durante todo o ano letivo com aprendizados e com discussões que possam culminar nas comemorações do dia 20 de novembro para que a data não seja meramente ilustrativa", explica Rosangela.

O aluno que participou da acolhida, José Vitor Bittencourt Areco destaca que debater o racismo é importante. "É uma forma de influenciar outras pessoas a não fazerem mais isso, não serem racistas. O racismo devia acaba, na verdade, não deveria nem existir".

Veja Também

Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%

Mestrado gratuito em Matemática voltado a professores da Educação Básica

Enem: confira a cartilha da redação e tire suas dúvidas

Campo Grande alcança 97,09% em taxa de alfabetizados