Supermercados da Capital podem abrir no Dia do Trabalhador
Estabelecimentos deverão conceder em contrapartida as folgas compensatórias a seus funcionários
Supermercados de Campo Grande (MS) poderão funcionar normalmente, no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, próxima segunda-feira. A informação está sendo repassada pela Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS)
Os supermercados que optarem por abrirem, deverão conceder em contrapartida as folgas compensatórias a seus funcionários. Vale ressaltar, que na convenção de Campo Grande há previsão expressa de que nos meses em que houver 2, ou mais feriados, as respectivas folgas compensatórias podem ser concedidas em até 60 dias, após o feriado.
Embasamento legal: Decreto 10.854/2021 e Portaria/MTP 671, que alteraram a Lei 605/49 e Convenção Coletiva da Capital (cláusula 31 “b”) 2022/2024 reconhecem o setor supermercadista no rol de atividades autorizadas a funcionar aos domingos e feriados civis e religiosos, garantindo a concessão da respectiva folga compensatória aos trabalhadores.
Demais Cidades - Nas outras cidades de Mato Grosso do Sul, as empresas devem estar atentas à Lei Orgânica do município, Acordo Coletivo firmado com o sindicato laboral ou federação dos trabalhadores, Convenção Coletiva firmada para a cidade, ou região.
Veja Também
Sicredi conquista o 1º lugar em categoria do Prêmio Reclame AQUI 2024
Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
'Imposto do pecado': loterias, álcool e cigarros terão maior taxação
Crédito bancário deve crescer 10,6% neste ano e 9,6% em 2025, prevê BC