Diário Digital
 
Economia

Após instabilidade, setor industrial retoma as atividades em MS

"Com o crescimento das indústrias, o Estado também cresce", ressalta Ezequiel Resende

|
Thays Schneider
AddThis Website Tools
Coordenador da unidade de economia, estudos e pesquisa da FIEMS, Ezequiel Resende (Foto Larissa Caroline)

Com a chegada da pandemia em 2020, causada pelo vírus da Covid-19, vários setores da economia foram pegos de surpresa, principalmente o setor industrial.

Em Mato Grosso do Sul, a Federação da Industria de Mato Grosso do Sul (FIEMS), disponibilizou uma pesquisa sobre o Índice Geral de Desempenho Industrial ( IGDI) do Estado, na qual mostra o cálculo, com base nos levantamentos de Confiança e Sondagem Industrial, alcançados em abril, que totalizou 55,1 pontos.

Segundo a Federação, esse foi o melhor resultado já registrado para o mês, com crescimento de 16,6 pontos sobre abril de 2020 e de 7,9 pontos sobre a média histórica obtida para o mês.


O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisa da FIEMS, Ezequiel Resende, participou do programa Noticidade Primeira Edição, nesta sexta-feira (12), e afirmou que a produção industrial de Mato Grosso do Sul alcançou em abril de 2021 o melhor resultado já registrado para o mês em toda a série histórica iniciada em 2010.


Ainda de acordo com Ezequiel Resende o setor industrial passou um ano e oito meses de pandemia, na instabilidade. " Mato Grosso do Sul é um Estado competitivo, e soube se adaptar durante a crise. Nossa perspectiva é manter o crescimento. Novas industrias estão se instalando no Estado, assim demanda muita mão de obra, gerando emprego de médio e longo prazo. Um passo fundamental para as empresas crescerem cada vez mais", ressaltou.


Em 2021, a indústria de Mato Grosso do Sul já gerou 8500 novos empregos. É um sinal da retomada. Resende falou, ainda, sobre as exportações de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul que alcançaram, em agosto, a receita de US$ 443,4 milhões, indicando crescimento de 32% em relação ao mesmo mês de 2020, quando o valor ficou em US$ 335,2 milhões. "Esse é o melhor resultado já registrado em um único mês durante toda a série histórica da exportação de produtos industriais do Estado", acrescentou Ezequiel Resende .

Veja Também

Lula sanciona isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Jucems registra abertura de 1.223 empresas em Julho, record na série histórica

Missão Ásia chega ao Japão em busca de abrir novos mercados para MS

Embraer descarta demissões no Brasil e negocia tarifa zero nos EUA

AddThis Website Tools