Setor de serviços em MS tem aumento de 3,5% em dezembro, diz pesquisa
Já em relação à receita nominal, o índice foi menor, mas ainda assim positivo, com 1,6%


Mesmo com um fim de ano atípico, sem festas e aglomerações, o mês de dezembro de 2020 teve resultado positivo no volume de serviços em Mato Grosso do Sul, com crescimento de 3,5% em relação ao mês de novembro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já em relação à receita nominal, o índice foi um pouco menor, mas ainda assim positivo, com 1,6%. Na variação mensal, quando se compara o mês ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 8,5% no volume de serviços. Já no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, os índices foram negativos, com - 1,2% cada.
O volume de vendas é o índice considerado na hora de avaliar se houve melhora no setor, pois demonstra um aumento real de compras, por se referir a unidades físicas. Já a receita nominal pode sofrer influência da inflação, que faz com que ela aumente.
Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, os resultados mostram um impacto no setor de serviços, devido à realidade das alterações comportamentais, pelo fato das pessoas ficarem mais em casa.
"Muitas demandas específicas por serviços, como os prestados às famílias, tiveram grande destaque, como o entretenimento, os que estão associados à alimentação, que apresentaram um aumento significativo em relação a 2019 (8,5%). Até que o nosso desempenho foi bastante favorável, visto que tivemos um ano de 2020 bastante difícil, superando, inclusive, algumas médias nacionais e de outros estados. Precisamos que esse nosso potencial de reação se mantenha para que consigamos amenizar ainda mais os impactos na economia, diante da pandemia que se mantém", explica.
Veja Também
Singapura mira tilápia de MS em meio à sobretaxa dos EUA
Indústria de MS fecha semestre com criação de 8.966 vagas de emprego em 2025
Lula sanciona isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Jucems registra abertura de 1.223 empresas em Julho, record na série histórica
