Servidores são capacitados sobre a Nova Lei de Licitações
Lei é fruto de debate que transcorreu ao longo de oito anos no Congresso


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a utilização da Lei 14.133/2021, a Nova Lei de Licitações. Para atender a demanda de entendimento dos servidores públicos municipais sobre o regimento que entrou em vigor no último dia 01 de abril, a Prefeitura de Campo Grande promove durante três dias, um curso de capacitação sobre a nova lei.
A nova lei de licitações foi aprovada em um momento no qual se discute a necessidade de otimizar as contratações públicas, procedimentos e ferramentas com o intuito de facilitar as ações dos servidores responsáveis pela área das administrações públicas.
Segundo a secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), Márcia Helena Hokama, a Lei n.º 14.133 é fruto de um debate que transcorreu ao longo de oito anos no Congresso Nacional e apresenta diversas inovações que promovem a desburocratização e o melhor aproveitamento dos recursos humanos.
“Além de unificar toda a legislação anteriormente vigente, a nova lei, avançada e moderna, traz maior transparência, eficácia e agilidade para as licitações e para a execução dos contratos administrativos. E investir em capacitações é uma ação sempre bem-vinda porquê sempre há um grande retorno para a sociedade em geral, uma das marcas da prefeita Adriane Lopes nessa gestão”, frisou Hokama.
Algumas das principais novidades são o planejamento prévio da contratação e novas modalidades de licitação, o pregão passa a ser aplicável em todas as esferas da Administração Pública, criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), entre outros.
Veja Também
Assembleia debate suinocultura na primeira semana de Abril
Feira do Peixe de Três Lagoas abre inscrições para comerciantes
MS bate recorde com produção de 4,2 bilhões de litros de etanol
Em dois anos, país aumenta reciclagem de embalagens PET em 14%
