Senar/MS forma 247 novos técnicos em cinco áreas do agronegócio
Evento marcou a formação da 1ª turma do curso técnico em zootecnia
O Senar/MS realizou a formatura de 247 novos técnicos em Agropecuária, Agronegócio, Fruticultura, Florestas e Zootecnia. A cerimônia aconteceu no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande, e contou com a presença do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Lucas Galvan, e o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella.
Os formandos são oriundos dos polos Senar/MS de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Centro de Excelência, Corumbá, Coxim, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Sidrolândia e Três Lagoas. Por meio dessas formações, a instituição impulsiona a educação profissional rural e contribui para o avanço socioeconômico de cada município e do estado de Mato Grosso do Sul.
"Esse conhecimento que vocês adquiriram é fundamental para garantir aos nossos produtores a confiança no trabalho que irão realizar. Os resultados alcançados farão a diferença na vida deles no campo, gerando lucros que os incentivarão a permanecer no estado e na atividade rural. Parabéns a todos!", destacou Bertoni durante sua fala de boas-vindas.
Galvan ressaltou o quanto o Senar/MS impulsiona a promoção social, por meio dos cursos gratuitos de formação profissional, além da Assistência Técnica e Gerencial aos produtores rurais do estado.
"Ao longo dos anos, o Senar tem se destacado pela inovação e oferta de novas oportunidades de conhecimento e educação. Hoje, celebramos a conclusão de mais um ciclo de formação de técnicos no estado de Mato Grosso do Sul que elenca o objetivo da instituição de transformar vidas no meio rural, atendendo às demandas do mercado. Este novo profissional encontrará diversas oportunidades e, com certeza, contribuirá para levar mais resultados ao campo."
O curso técnico em Zootecnia formou sua primeira turma durante o evento. Lançado em 2022, a capacitação, de 1.200 horas, preparou os profissionais para atuar nas áreas de manejo, nutrição, reprodução e saúde animal, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul.
"É a realização de um sonho, e espero alcançar grande sucesso profissional com este curso. Meu objetivo é atuar na área e aplicar tudo o que aprendi ao longo desses dois anos com os professores", disse Adenir Martins, formanda em Zootecnia.
"Vi no curso a oportunidade de crescer profissionalmente. Sou pecuarista e pequeno produtor, busquei me atualizar e o curso foi uma excelente oportunidade. As aulas foram ótimas, os professores, excelentes, e todo o apoio que recebi foi essencial", destacou João Henrique, também formando em Zootecnia.
A educação formal do Senar/MS, que existe desde 2015, já formou mais de mil profissionais nas áreas de agronegócio, florestas, fruticultura e agropecuária. Com a inauguração do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em 2018, as oportunidades de capacitação foram ampliadas, beneficiando mais de 350 pessoas.
Também estiveram presentes: presidente do Sindicato rural de Maracaju, Marco Antônio Guimarães; presidente do Sindicato rural de Maracaju, Paulo Stefanello; e a diretora-tesoureirado sindicato rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Tarrafael.
Veja Também
Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
'Imposto do pecado': loterias, álcool e cigarros terão maior taxação
Crédito bancário deve crescer 10,6% neste ano e 9,6% em 2025, prevê BC
Prazo para empresas pagarem dívidas do Desenrola acaba dia 31