Diário Digital
 
Economia

Sebrae/MS orienta donos de pequenos negócios para aumentar vendas no Dia dos Pais

Principal recomendação da instituição é planejamento para potencializar as vendas nesta data

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

No próximo dia 14 de agosto será comemorado o Dia dos Pais. A data é uma das mais importantes do calendário do comércio e abre a programação das promoções do segundo semestre, que ainda conta com o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Para os empresários que pretendem impulsionar as vendas nesse período, o Sebrae/MS orienta na implementação de algumas estratégias.

Do presente tradicional ao inovador, o Dia dos Pais traz oportunidades para os mais diferentes setores de atividades. Segundo pesquisa de intenção de consumo para a data, realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF/MS), os presentes preferidos apontados pelos consumidores foram: Artigos do vestuário (43,40%), Perfumes/loção pós barba (26,50%), Acessórios (18,90%), Calçados (15,70%), Relógio (8,60%) e Eletrônicos (6,10%).

Planejamento - Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira, a palavra-chave para aproveitar a data para fortalecer os negócios é o planejamento. “Isso quer dizer que o empresário precisa preparar a equipe, ampliar a divulgação com presença digital, organizar os estoques e ativar o relacionamento com os clientes, além de entender o comportamento do consumidor para saber quais seriam as ações para melhorar as vendas”, destacou.

Como o analista disse, o planejamento começa com a gestão do estoque da empresa. Os empresários precisam se programar para não deixar faltar na prateleira esses itens que funcionam como principais atrativos da clientela. Outro passo importante é mostrar para o público potencial como o negócio se organizou para atender às expectativas dos consumidores. Nesse sentido, vale à pena investir nas redes sociais, além de utilizar os aplicativos de mensagem para falar diretamente com clientes antigos.

Uma equipe de vendedores preparada é outro passo fundamental para alcançar resultados positivos nas vendas de datas comemorativas. Além de conhecer os produtos da empresa, os funcionários precisam saber ouvir e entender as necessidades dos clientes. Afinal, o atendimento é considerado um dos principais atrativos nos estabelecimentos por pelo menos 42% dos entrevistados no levantamento do Sebrae/MS em parceria com a Fecomércio.

Quem presenteia no Dia dos Pais, muitas vezes, procura opções que atendam à sua vontade e necessidade, mas nem sempre tem em mente um presente definido na hora da compra. “Por isso, a oferta de kits pode ser uma excelente opção para os clientes indecisos ou que buscam algo mais prático. Essa pode ser uma boa estratégia para atrair novos clientes também”, finaliza o analista-técnico do Sebrae/MS.

A pesquisa de intenção de consumo para o Dia dos Pais pode ser conferida na íntegra no Data Sebrae. Mais informações aos empreendedores por meio do número 0800 570 0800.

Veja Também

Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

AddThis Website Tools