Diário Digital
 
Economia

Programa que oferece serviços para MEIs é tradição em distrito da Capital

Projeto leva a Sala do Empreendedor para diversas localidades, encurtando distâncias e reduzindo a burocracia

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Os microempreendedores individuais e pequenos empreendedores do Distrito de Anhanduí já sabem: uma vez por mês o encontro está marcado com o Programa Campo Grande Empreendedora. O projeto leva a Sala do Empreendedor para diversas localidades, encurtando distâncias e reduzindo a burocracia para quem precisa utilizar os serviços do MEI (Microempreendedor Individual).

Uma das dificuldades mais relatadas pelos empresários ao iniciar um empreendimento é o excesso de burocracia, por isso, na Sala do Empreendedor, há uma concentração de serviços que já resolve todo o encaminhamento para quem quer ser MEI.

A ação vem ao encontro de outras iniciativas que buscam levar oportunidades para quem quer empreender, como a criação da Feira Central de Anhanduí. Inaugurada em setembro de 2023, o evento já se consolidou para os empreendedores locais. Com duas edições mensais, o espaço conta com uma variedade de produtos, desde itens da agricultura familiar até guloseimas e artigos criativos, confeccionados pelos produtores locais.

Dona Rosa Marina da Cruz Prates Alcântara é participante ativa e leva pastéis fritos na hora, coxinhas e outros salgados, além de refrigerantes e suco natural para serem vendidos no espaço. “O dinheiro que a gente ganha na feira ajuda bastante nas contas de casa”, afirma.

Ela disse que vai aproveitar os serviços que a Sala do Empreendedor estará oferecendo no Distrito de Anhanduí na sexta-feira (12) para ver como a formalização poderá ajudá-la a proteger o negócio e abrir novas portas para parceiros, clientes e fornecedores trabalharem em conjunto.

Assim como ela, outras 2,5 mil pessoas procuraram a Sala do Empreendedor no último ano e se formalizaram. Para a prefeita Adriane Lopes, os dados vêm ao encontro do que a gestão tem feito para desburocratizar as iniciativas e facilitar a instalação de pequenos e grandes negócios em Campo Grande.

“Temos tomado todas as medidas para facilitar o processo de abertura de empresas e temos tido excelentes resultados. Somos a Capital das Oportunidades e os números não param de crescer. Campo Grande atingiu 124.694 empresas ativas em fevereiro de 2024, uma alta de 2,99% em relação aos 121.069 registrados em março de 2023. Considerando março de 2020, início da pandemia, quando a cidade possuía 103.129 empresas constituídas, o crescimento chega a 20,91%, demonstrando a resiliência da economia municipal e o espírito empreendedor do campo-grandense mesmo em cenários de adversidade econômica”, frisa a prefeita.

Para aproveitar a oportunidade e se formalizar, ou ainda, encerrar uma microempresa individual e verificar orientações gerais sobre o MEI, basta procurar os serviços que serão oferecidos das 8h30 às 11 horas no Posto Avançado de Anhanduí, localizado na Rua Guimarães Rosa, 2050, Distrito de Anhanduí. O telefone para contato é 4042-0497, ramal 2418. Lembramos a todos que os serviços são gratuitos!

Veja Também

Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

AddThis Website Tools