Prefeitura leva curso de finanças para comerciantes nas Moreninhas
Participantes vão aprender sobre planejamento financeiro, juros e porcentagem, empreendedorismo e outros


Após o início da pandemia do novo coronavírus, a recuperação do poder econômico das famílias de Campo Grande se tornou uma das prioridades da prefeitura, que já coloca em prática estratégias para a retomada do setor, incluindo os pequenos comerciantes em bairros da cidade. Neste sentido, a Fundação Social do Trabalho (Funsat) iniciou nesta manhã o curso de Finanças para Pequenos Negócios, direcionado a comerciantes da região das Moreninhas.
Voltado para comerciantes locais e também àqueles que almejam abrir o próprio negócio, durante três dias, os participantes vão aprender sobre planejamento financeiro, juros e porcentagem, empreendedorismo, Títulos de Crédito, Código Tributário e Código de Defesa do Consumidor.
Vendedor autônomo da região, Rogério Camargo disse que, apesar de toda a crise gerada pela pandemia da Covid-19, pretende ampliar seu negócio, voltado para o ramo de salgados. “Tenho uma microempresa no ramo alimentício, vendo ‘hot dog’, e estou participando do curso para aprimorar meus conhecimentos na parte financeira e, assim, ampliar meus negócios com segurança”.
Já o Eder Morais, que atua no ramo de TV por assinatura, disse que resolveu participar do curso pensando em aproveitar o período da pandemia para se qualificar, na intenção de aproveitar as oportunidades que virão e investir em algo próprio. “Estou participando deste curso porque entendo ser de extrema importância a qualificação profissional, já que o mercado de trabalho está muito competitivo. O curso permite o aprofundamento nos assuntos financeiros e nos torna capazes de gerenciar nosso próprio negócio”.
As atividades são ministradas pela coordenadora do setor de Qualificação Profissional da Funsat, Tarcila Pereira Vaz Miranda, e acontecem até quarta-feira (25), no período matutino. A ação conta com a parceria com a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos.
As aulas acontecem na Central de Cursos da Segov, na Moreninha, e segue todas as normas de biossegurança para evitar o risco de contágio da Covid-19.
Qualificação nos bairros - Paralelo às atividades do curso de Finanças, a Funsat em parceria com a SDHU promove o curso de instalação e manutenção de ar condicionado. As aulas acontecem na Central de Cursos da Segov, no período noturno, durante 45 dias. O objetivo é capacitar profissionais para colocação no mercado de trabalho, já que as empresas estão dispostas a oferecer vagas para esse profissional, logo após a conclusão do curso.
Além disso, a Funsat oferece o workshop sobre o mercado de trabalho, nos CRASs de Campo Grande. A programação ocorre sempre na semana seguinte a do atendimento da Funsat Itinerante, onde a população já pode fazer a inscrição.
Nos dias 27 e 28 de novembro, a ação será levada para o Bairro Tarumã. A ideia do workshop é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de vagas de emprego, ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores, através da formação e qualificação profissional, tanto no nível fundamental quanto no ensino médio.
Veja Também
Lula sanciona isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Jucems registra abertura de 1.223 empresas em Julho, record na série histórica
Missão Ásia chega ao Japão em busca de abrir novos mercados para MS
Embraer descarta demissões no Brasil e negocia tarifa zero nos EUA
