Diário Digital
 
Economia

Período de proibição do plantio da soja no Estado começa nesta quarta-feira

Norma do MAPA deve ser seguido por todos os produtores de soja de todo país até 15 de setembro

|
victoria oliveira
AddThis Website Tools
Medida deve ser seguida em todo país - (Foto: Divulgação)

Começa nesta quarta-feira (15) em Mato Grosso do Sul o período conhecido como vazio sanitário da soja, quando é proibido o plantio da cultura. O prazo em vai até 15 de setembro e deve ser seguido por todos os estados produtores de soja, em todo o país.

A medida é tomada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), ligada a Semagro (Secretaria de Estado, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) com base em determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o Mapa, ela é importante para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O presidente da Iagro, Daniel Ingold, salienta que o vazio é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir, ao máximo possível, o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

De acordo com a Iagro, na safra 2021/2022 foram cadastradas na Iagro 15.404 áreas com plantio de soja, com área declarada de mais de 3,2 milhões de hectares cultivados. Esse número representa um aumento de 13% de áreas cadastradas em relação à safra 2020/2021. A medida fitossanitária foi estabelecida no estado em 2006.

A ferrugem asiática é considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

A soja é o principal produto de exportação sul-mato-grossense, e atingiu, neste ano, uma produção de 8,7 milhões de toneladas de grãos.

(Com informações do Governo do Estado de MS)

Veja Também

Em MS, 100 mil famílias podem receber descontos na conta de energia

Cerca de 19 milhões não enviaram declaração do IR a 10 dias do prazo

Ministro dá mais dois anos para adesão a acordo de perdas inflacionárias

Mortes de gansos e patos em zoológico no RS foram por gripe aviária

AddThis Website Tools